Ir para o conteúdo
Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Pesquise aqui
Início do conteúdo

História e futuro dos IFs estiveram em debate em Bento Gonçalves

Reitor Osvaldo destacou difculdades dos IFs em momento de incertezas políticas e econômicos

A história e o futuro dos Institutos Federais (IFs) estiveram em pauta na tarde desta segunda-feira, 19 de junho de 2017, no seminário "A Educação no Desenvolvimento Regional", na Fundação Casa das Artes, em Bento Gonçalves. Uma promoção da Frente Parlamentar em Defesa dos Institutos Federais de Educação do Rio Grande do Sul, da Assembleia Legislativa, a atividade teve o IFRS com um dos apoiadores. O palestrante foi o professor Eliezer Pacheco, secretário da SETEC/MEC entre 2005 e 2012, período de implantação dos Institutos Federais. Servidores e estudantes do IFRS participaram da atividade.

Os cortes orçamentários, os contingenciamentos e o congelamento de gastos públicos que afetam o funcionamento dos IFs foi abordado por integrantes da mesa de abertura do evento: o reitor do IFRS, Osvaldo Casares Pinto; o deputado estadual Nelsinho Metalúrgico, coordenador da Frente Parlamentar em Defesa dos Institutos Federais do RS; os deputados federais Henrique Fontana e Maria do Rosário. "Desde 2015, o orçamento vem sendo reduzido, na contramão do crescimento do número de alunos", salientou Osvaldo, destacando que a luta por recursos para a educação e em defesa dos institutos federais representa uma luta por um país mais justo e com igualdade de oportunidades.

Eliezer apresentou a trajetória dos IFs, frisando que assumiram uma institucionalidade diferente das universidades, ao oferecer do ensino técnico à pós-graduação, e tendo entre os principais objetivos o da inclusão social.

Ao final do seminário, a organização abriu o microfone para o público, e os participantes destacaram a importância da mobilização dos servidores, alunos, pais e comunidade em defesa do ensino público de qualidade e em especial dos Institutos Federais e contra os cortes orçamentários.

Essa foi a primeira edição do seminário, mas a Frente Parlamentar em Defesa dos Institutos Federais de Educação do Rio Grande do Sul pretende realizar novos eventos em outros municípios do estado.

Galeria

Eliezer Pacheco resgatou a história e a importância dos IFs para a inclusão social

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Rua General Osório, 348 | Bairro Centro | CEP: 95700-086 | Bento Gonçalves/RS

E-mail: gabinete@ifrs.edu.br | Dúvidas de Acessibilidade: acoes.inclusivas@ifrs.edu.br | Ouvidoria | Telefone: (54) 3449-3300