Ir para o conteúdo
Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Pesquise aqui
Início do conteúdo

Exames periódicos para servidores

Os servidores do IFRS estão sendo convocados, por meio da Seção de Atenção à Saúde do Servidor (Sats), para os exames médicos periódicos, que incluem exames laboratoriais e de imagem e uma avaliação clínica, realizada com médico da empresa contratada para o serviço. Os exames visam à preservação da saúde, seguindo o Decreto nº 6856/2009, e são opcionais. No entanto, o servidor precisa registrar, no Sistema Sigepe, sua aceitação ou recusa em realizá-los.

Os servidores lotados nos campi Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Farroupilha, Feliz, Vacaria e Veranópolis e os da Reitoria já receberam a convocação. Nas próximas semanas, a convocação será feita aos servidores das demais unidades do Instituto.

Como funciona:

> O servidor recebe a convocação no seu e-mail cadastrado no Siape e deve acessar o Sistema Sigepe, registrando aceitação ou recusa em realizar os exames.

> Imprime o Termo de Consentimento (para quem aceitou) ou o Termo de Responsabilidade (para quem recusou) e entrega na CGP de sua unidade.

Para quem aceitar a realização:

> Será necessário preencher o formulário no Sigepe e imprimir o termo de consentimento e as guias. Há um passo a passo no site da Sats sobre como proceder. Em seguida, deverá aguardar o contato da empresa para o agendamento dos exames.

> Aqueles que fizeram exames há menos de seis meses* - a contar a data de convocação - têm a opção de utilizar os resultados. Para isso, será necessário levar o(s) exame(s) no dia da avaliação clínica, que será agendada pela empresa.

*O único exame cujo prazo é mais estendido é o citopatológico do colo do útero (papanicolau) para as mulheres, com validade de um ano;

> Aos servidores que ingressaram recentemente na instituição e que em função da perícia médica admissional possuam segunda via dos exames realizados basta levá-los consigo na data em que for agendada a avaliação clínica.

> Professores temporários e substitutos não participarão dos exames periódicos, somente servidores regidos pela lei 8.112/90.

> Não há custo para o servidor que realizar os exames nas clínicas credenciadas pelas empresas cadastradas.

> O servidor também pode escolher outro(s) laboratório(s) para realizar os exames, mas neste caso, o IFRS não arcará com as despesas.

> Tanto os exames quanto a avaliação clínica serão feitos em horário de trabalho.

Você tem outras dúvidas? Acesse o site da Seção de Atenção à Saúde do Servidor ou entre em contato pelo e-mail examesperiodicos@ifrs.edu.br.

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Rua General Osório, 348 | Bairro Centro | CEP: 95700-086 | Bento Gonçalves/RS

E-mail: gabinete@ifrs.edu.br | Dúvidas de Acessibilidade: acoes.inclusivas@ifrs.edu.br | Ouvidoria | Telefone: (54) 3449-3300