Ir para o conteúdo
Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Pesquise aqui
Início do conteúdo

IFRS conquista "Prêmio Destaque nas Unidades da Federação" na Febrace

Comemoração de duas conquistas: 1º lugar em Ciências Biológicas e em Ciência Agrárias

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) esteve representado pelo Campus Osório na cerimônia de premiação da 15° Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) na tarde de 24 de março de 2017. Dos cinco trabalhos apresentados pelo campus no evento, quatro foram destaque. Dois deles, inclusive, receberam mais de uma premiação, entre as quais o reconhecimento de melhor projeto do Estado do Rio Grande do Sul, com o 'Prêmio Destaque nas Unidades da Federação', ante outros 35 trabalhos gaúchos, título que é conquistado pelo terceiro ano consecutivo pelo Campus Osório, além de credenciamentos para eventos internacionais. Confira abaixo os projetos e premiações:

>> Transformação dos resíduos agroindustriais do maracujá em filmes plásticos biodegradáveis, de autoria da estudante Juliana Davoglio Estradioto, orientado pela professora Flávia Twardowski e coorientado por Simone Hickmann Flôres.

Prêmio 1º Lugar em Ciências Agrárias, Prêmio Destaque Unidades da Federação: Rio Grande do Sul, Prêmio Destaque Agência USP de Inovação, Prêmio Expedição Científica ao Pantanal (prevista para 29 de janeiro a 2 de fevereiro de 2018) e Prêmio Credenciamento Intel ISEF 2017 (International Science and Engineering Fair), que garante passagens e hospedagens para a maior feira de ciências e engenharia pré-universitária do mundo, que acontecerá em Los Angeles, Califórnia (EUA) entre os dias 14 e 19 de maio.

O Campus Osório terá outro projeto no evento, o BioPatriam: Preservação da biodiversidade através de planta nativa brasileira, de autoria da estudante Maria Eduarda Santos de Almeida, também com orientação da professora Flávia Twardowski. O trabalho foi selecionado na 31ª Mostratec, realizada pela Fundação Liberato, na cidade de Novo Hamburgo, em outubro do ano passado.

"É maravilhoso proporcionar aos nossos estudantes do Campus Osório do IFRS a experiência de vivenciar a Intel ISEF, feira que reúne cerca de 1,6 mil estudantes de 70 nações do mundo, e que tem como avaliadores especialistas internacionais, entre os quais prêmios Nobel" - destaca Flávia Twardowski sobre o que será a quarta participação consecutiva no evento.

>> EUCALYPTUSALIGNA: Uma nova alternativa para o controle do Aedes Aegypti, de autoria da estudante Isabela Dadda dos Reis e orientado pela professora Flávia Twardowski.

Prêmio 1º Lugar em Ciências Biológicas, Prêmio Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza e Prêmio Credenciamento I-SWEEEP 2018 (International Sustainable World Project Olympiad), maior feira mundial de sustentabilidade voltada para questões relacionadas à energia, engenharia e meio ambiente. Em 2016, o Campus Osório já esteve presente no evento realizado anualmente em Houston (EUA), por credenciamento via Mostratec. Única representante do Estado do Rio Grande do Sul na feira, a pesquisa Palmeira Juçara: aproveitamento integral do fruto como alternativa de preservação ambiental e promoção de impactos econômicos e sociais positivos, de autoria dos estudantes Maria Eduarda Santos de Almeida e João Vitor Kingeski Ferri, orientada pela professora Flávia Twardowski, conquistou medalha de bronze na categoria Engenharia.

>> O bioetanol como solução sustentável para o descarte inadequado da palha de arroz, de autoria das estudantes Mariana Severo Debastiani e Sofhia Raupp Jorge Pereira, orientado pela professora Heloísa Bressan Gonçalves.

Prêmio Sociedade Brasileira de Microbiologia - SBM.

>> Desenvolvimento de um protótipo portátil para determinação de lactose em produtos lácteos, de autoria das estudantes Ana Paula Wagner Steinmetz e Julia de Oliveira, orientado pela professora Flávia Twardowski.

Prêmio 4º Lugar em Ciências da Saúde.

Também foram apresentados nesta 15ª edição da Febrace outro trabalho do Campus Osório e trabalhos dos campi Restinga e Caxias do Sul citados abaixo, marcando 2017 como a maior participação do IFRS na feira:

>> UMA NOVA PROPOSTA PARA SUBSTITUIÇÃO DE ADOÇANTE ARTIFICIAL EM PRODUTOS DE PANIFICAÇÃO DIET - de Andrey Silva Morawski, Rafaela Silveira Carniel, Flávia Santos Twardowski Pinto (Orientador) , Heloísa Bressan Gonçalves (Coorientador); do Campus Osório do IFRS.

>> APRENDENDOCOMAZUL - Aplicação web de apoio à aprendizagem de autistas, de autoria dos estudantes Nicolle Rabelo Soares e Eduardo Ogliari Boaria, orientado pelo professor Régio Antônio Michelin; do Campus Restinga do IFRS.

>> EXOPLANETAS: Possibilidade de vida extraterrestre e colonização, de autoria dos estudantes Henrique Alves Turcatti, Fernando Luis Semelr Palha e orientado pela professora Marla Heckler, do Campus Caxias do Sul do IFRS.

Sobre a Febrace

A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia - Febrace - é um movimento nacional de estímulo ao jovem cientista. Realizada anualmente na USP, tem entre os seus objetivos incentivar a criatividade e a reflexão em estudantes da educação básica, através do desenvolvimento de projetos científicos, nas áreas de ciências e engenharia. A Febrace 2017 foi promovida de 21 a 23 de março nas dependências da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), em São Paulo. Recebeu a submissão de 2,1 mil projetos e destes foram escolhidos 346 para serem apresentados no evento. Os estudantes melhores avaliados ganhm troféus, medalhas, bolsas e estágios. Também concorrem a 70 bolsas de Iniciação Científica Junior do CNPq e a uma das nove vagas para representar o Brasil na Feira Internacional de Ciências e Engenharia da Intel (Intel Isef).

Com informações da Comunicação do Campus Osório

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Rua General Osório, 348 | Bairro Centro | CEP: 95700-086 | Bento Gonçalves/RS

E-mail: gabinete@ifrs.edu.br | Dúvidas de Acessibilidade: acoes.inclusivas@ifrs.edu.br | Ouvidoria | Telefone: (54) 3449-3300