Os estudantes Marina Michelotto Klacewicz, do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza com habilitação em Química e Biologia do Campus Porto Alegre e Júlio César de Bona do curso de Engenharia de Controle e Automação do Campus Farroupilha do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) irão cursar disciplinas no Instituto Politécnico de Bragança, na cidade de Bragança, em Portugal, durante um semestre.
Os jovens, de 24 e 21 anos respectivamente, embarcaram na última segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017, rumo ao país lusitano cheios de sonhos e expectativas "Quero conhecer outras culturas e desenvolver autonomia intelectual e de pensamento tanto no dia a dia como profissional", afirma Marina, que também pretende aprender novas técnicas e métodos na área de biotecnologia e educação.
Apesar da pouca idade, Júlio já pode ser considerado um veterano em viagens institucionais. Ele representou o IFRS em congressos voltados à energia solar fotovoltaica, apresentando artigos desenvolvidos durante a bolsa de pesquisa, em 2015, na Argentina e em 2016, no Peru. O estudante conta que quer aprender coisas que não são disponibilizadas em seu currículo, para aperfeiçoar a formação acadêmica "Pretendo conhecer novas pessoas e técnicas de estudos e pesquisa que diferem do meu cotidiano, além de obter e passar conhecimento".
Os objetivos no retorno são semelhantes, ambos querem dividir os conhecimentos adquiridos tanto com os colegas quanto com a sociedade. O período de permanência dos estudantes em Portugal é até o dia 08 de julho de 2017.
Marina e Júlio foram selecionados através de um edital conjunto entre as Pró-reitorias de Ensino e Extensão e estão contemplados com uma bolsa institucional para mobilidade estudantil internacional no valor de R$ 7.000,00, aportados através do Programa Institucional de Mobilidade Estudantil Internacional (PIMEI) do IFRS.
E-mail: gabinete@ifrs.edu.br | Dúvidas de Acessibilidade: acoes.inclusivas@ifrs.edu.br | Ouvidoria | Telefone: (54) 3449-3300