Ir para o conteúdo
Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Pesquise aqui
Início do conteúdo

Internacionalização e Pós-graduação foram as novidades do Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino

Destaques de Extensão

Foram três dias intensos em que pesquisa, extensão e ensino estiveram em pauta para alunos e servidores dos 17 campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), durante o primeiro Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino. A novidade desta edição foram os seminários de Internacionalização e Pós-graduação, além da sessão especial de Indissociabilidade que integrou as apresentações de trabalhos do 5º Sict, 4º Semex e 3º Semept.

 

Veja também

> Aberto o Primeiro Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino

O seminário de Internacionalização contou com a palestra da diretora de assuntos internacionais do IFSul, Lia Joan Nelson Pachalski, que mostrou um panorama das ações sobre o tema desenvolvidas no país nos últimos anos. Na sequência, cinco painelistas falaram sobre suas experiências no exterior e com internacionalização. Os alunos do Campus Bento Gonçalves: César Augusto Dorneles Fortes (Ciência Sem Fronteiras) e Priscila Nunes dos Santos (Programa de Licenciaturas Internacionais).

Os professores, também do Campus Bento: Cláudia Schiedeck Soares de Souza (enquanto Reitora nas gestões 2009-2011 e 2011-2015, coordenadora da Câmara de Relações Internacionais do Conif, vice-presidente para as Américas da World Federation Of Colleges and Polytechnics e intercambista), Diovani Freire Monterle (bolsista Capes - França) e Rodrigo Otávio Câmara Monteiro (bolsista CNPq - Estados Unidos).

O seminário de Pós-graduação constituiu-se em um espaço para a socialização das pesquisas em desenvolvimento nos programas de pós-graduação do IFRS. Foram apresentados 12 trabalhos. A sessão especial de Indissociabilidade contou com a apresentação de seis trabalhos de produção de conhecimentos voltadas para a união de ensino, pesquisa e extensão. A iniciativa de reunir as três áreas rendeu elogios por parte de avaliadores externos do CNPq que reconheceram o pioneirismo na ação.

Criatividade se fez presente

A 4ª Mostra de Robótica e 3ª Mostra Cultural contemplaram trabalhos criativos nos temas a que se propuseram. A Cultural com apresentações de dança, música, exposições e trabalhos que evidenciaram originalidade. Igualmente na Robótica com projetos inovadores e ousados de tecnologia. Teve também sessão de autógrafos com os alunos do Campus Canoas que lançaram o livro Seminário Integrado no Ensino Médio Politécnico: Uma prática possível.

Para os destaques do Semex, foram entregues certificados para trabalhos das áreas temáticas: meio ambiente; comunicação; saúde; trabalho; educação; cultura; e tecnologia e produção. Do Sict, foram destacados trabalhos de ensino superior e técnico para: ciências agrárias; ciências exatas e da terra; ciências sociais aplicadas; ciências humanas; ciências da saúde; engenharias; e multidisciplinar. No total foram 480 trabalhos expostos: o Sict com 254; o Semex , 120 e o Semept, 84.

A cerimônia de encerramento foi marcada pela entrega de certificados aos estudantes que tiveram os trabalhos classificados como destaque e por falas que ressaltaram a qualidade de tudo o que foi apresentado durante o Salão. Alguns momentos foram resgatados em um vídeo feito especialmente para a finalização do evento.

O primeiro Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS é uma promoção das Pró-reitorias de Pesquisa, Extensão e Ensino, juntamente com seus comitês.

 

Acompanhe a cobertura fotográfica e em vídeo em nossas redes sociais:

- Facebook

- Instagram

Galeria

Destaques de Pesquisa Autoridades acadêmicas no encerramento

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Rua General Osório, 348 | Bairro Centro | CEP: 95700-086 | Bento Gonçalves/RS

E-mail: gabinete@ifrs.edu.br | Dúvidas de Acessibilidade: acoes.inclusivas@ifrs.edu.br | Ouvidoria | Telefone: (54) 3449-3300