Ir para o conteúdo
Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Pesquise aqui
Início do conteúdo

Aluna do Campus Rio Grande ganha duas medalhas de ouro nos jogos nacionais

Mariana ganhou duas medalhas de ouro

A aluna Mariana kurowiski, 16 anos, do Curso de Fabricação Mecânica do Campus Rio Grande do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), venceu duas provas de atletismo nos Jogos Nacionais dos Institutos Federais (JIF), em Brasília. Mariana conquistou duas medalhas de ouro nas categorias de 1.500 e 3.000 metros. A estudante viajou acompanhada da professora Elisabete Bongalhardo Acosta.

O representante do Campus Sertão, Jônatas Vanin, participou das provas de lançamento de dardo. O evento foi sediado pelo Instituto Federal de Brasília (IFB), de 4 a 9 de outubro de 2016.

Para a atleta, apoio nos esportes é essencial. "Vejo essa conquista no JIF em Brasília como um incentivo a todos os meus colegas, mostrando que tudo é possível diante de muito esforço e treino. O apoio do IFRS para os jovens participarem em competições como essa é fundamental, pois além de nos incentivar nos esportes, também temos a oportunidade de conhecer novos horizontes", comenta.

Mariana Kurowiski tem uma rotina de treinamento bastante pesada, com treinos de corrida seis vezes por semana, além de musculação duas vezes na semana, conciliando com a corrida. Atualmente, Mariana treina com o técnico Leonardo Ribas, treinador do clube Sogipa, da equipe de corrida PerCorrer e técnico da seleção brasileira de atletismo.

O começo

Mariana começou a treinar para as corridas de rua no início de 2014, em um grupo de corrida, com o incentivo dos pais, que hoje em dia também são maratonistas. "No início, corria mais para brincar, para me sentir bem, era meu hobby. Depois de um ano comecei a me destacar nas corridas de rua por minha pouca idade e pelos bons tempos que já fazia, foi então que entrei para outra equipe de corrida de rua da cidade, a Equipe D-Flash que faço parte até hoje e foi aí que eu comecei a encarar os treinos", explica.

Atualmente, além da equipe D-flash, Mariana também é atleta da SOGIPA (Sociedade Ginástica de Porto Alegre), com crescente destaque em provas realizadas na cidade de Rio Grande e nos campeonatos estaduais de atletismo.

Atleta premiada

Além das vitórias dos 3000m e 1500m rasos nos dias 6 e 7 de outubro, no JIF em Brasília, Mariana também participou do Estadual Caixa de Atletismo Adulto, no dia 8 de outubro, em Porto Alegre, ficando com a terceira colocação nos 5000m e como primeira colocada no revezamento 4x400m. A estudante do IFRS também é a atual campeã no ranking estadual nos 3km no Circuito Sesc de Corridas de rua.

Um sonho?

"Meu sonho como atleta é um dia participar de uma olimpíada", finaliza.

 

Texto: Mara Felippe - Comunicação Campus Rio Grande

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Rua General Osório, 348 | Bairro Centro | CEP: 95700-086 | Bento Gonçalves/RS

E-mail: gabinete@ifrs.edu.br | Dúvidas de Acessibilidade: acoes.inclusivas@ifrs.edu.br | Ouvidoria | Telefone: (54) 3449-3300