Ir para o conteúdo
Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Pesquise aqui
Início do conteúdo

Expointer: Desenvolvimento regional de Vacaria é beneficiado por convênio entre Fepagro, Uergs e IFRS

O desenvolvimento regional de Vacaria e 190 alunos dos cursos técnico e superior de Agronomia da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Câmpus Vacaria serão beneficiados com a assinatura de um convênio entre as instituições e a Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro). O termo de cooperação técnica foi assinado nesta quinta-feira (1º) na Expointer. A finalidade é estabelecer ações de ensino, pesquisa e extensão na área das ciências agrárias no município.

A partir de setembro, serão desenvolvidos os seguintes projetos: "Implantação e condução de áreas didático-experimentais de sistemas de produção de grãos, de frutíferas e de olerícolas"; "Manejo de sistemas de produção para aumento da eficiência do uso da água e melhoria da qualidade do solo"; e "Sistemas de produção e diversificação de frutíferas para os Campos de Cima da Serra".

O diretor-presidente da Fepagro, Adoralvo Schio, destacou a importância da união entre as três instituições para trabalharem em prol da comunidade de Vacaria. "Caminhando juntos, poderemos proporcionar a essa gurizada um fácil acesso ao aprendizado", comemorou.

"Fico feliz em ver o quanto a nossa instituição vem fazendo diferença na vida das pessoas e, com essa parceria, fará ainda mais", pontuou o reitor substituto do IFRS, Amilton de Moura Figueiredo. "Nesse momento difícil pelo qual passa o país, esse somatório de forças vai ajudar a desenvolver um trabalho de mais qualidade para formar cidadãos. De nada vale a pesquisa, o ensino e a extensão se não for para melhorar a vida de todos", concluiu.

Os estudantes de Agronomia aprovam a parceria "A partir dessa assinatura, teremos mais infraestrutura para as aulas práticas, além de termos mais possibilidade de fazer estágio na Fepagro", disse Simone Lancini. Já Cláudia Nunes acredita que, com o convênio, não será mais preciso fazer novas parcerias a cada semestre. "Além disso, teremos mais respaldo e credibilidade para a realização de pesquisas e a publicação dos resultados, pois serão pesquisas realizadas em rede".

Texto: Daiane Madruga (Uergs) e Darlene Silveira (Fepagro)

Foto: Darlene Silveira

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Rua General Osório, 348 | Bairro Centro | CEP: 95700-086 | Bento Gonçalves/RS

E-mail: gabinete@ifrs.edu.br | Dúvidas de Acessibilidade: acoes.inclusivas@ifrs.edu.br | Ouvidoria | Telefone: (54) 3449-3300