Ir para o conteúdo
Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Pesquise aqui
Início do conteúdo

Alunos e servidores no Seurs

Estudantes e servidores do IFRS no 34º Seurs

Um grupo de 32 estudantes e 18 servidores de diferentes campi representou o IFRS no 34º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (Seurs), de 3 a 5 de agosto de 2016, em Camboriú, Santa Catarina. Foram 16 apresentações orais, um minicurso, uma oficina e uma apresentação cultural, além de um estande.

De acordo com a diretora de Extensão do IFRS, Josiane Krebs, foram momentos de troca de conhecimentos, integração e fortalecimento da identidade institucional nas equipes dos diferentes campi.

Participação do IFRS no 34º Seurs

>> Confira detalhes de destaques da participação do IFRS:

Oficina musical para crianças

No dia 4 de agosto de 2016, os estudantes Pedro Cassel e Bárbara Borges, do curso Técnico em Instrumento Musical do Campus Porto Alegre, ministraram a oficina de "Ritmos e Percussão Corporal" para alunos de 4 a 9 anos de idade da Escola de Campo Prof. Hercílio Zimmermann. Pedro e Bárbara são bolsistas no Projeto Prelúdio, programa de extensão que oferece cursos de instrumento musical e prática em grupos musicais - orquestras, coros e conjuntos - para cerca de 260 crianças e jovens de Porto Alegre e Região Metropolitana.

Orientados pelo professor Iuri Correa Soares, eles realizaram atividades de exploração e criação sonora com as crianças, utilizando os sons do corpo como instrumento musical. Os jogos e brincadeiras rítmico-corporais alegraram e despertaram a atenção dos participantes para os diferentes tipos de som que podem ser produzidos por esse instrumento que todos têm: o corpo.

A oficina encerrou com uma roda cantada, na qual todos - crianças, bolsistas e professor orientador - compartilharam a prática do canto em conjunto.

Apresentação Som da Liberdade

A apresentação cultural levada pelo IFRS ao evento foi o espetáculo musical Som da Liberdade, vinculado ao Programa de Música do Campus Osório e relacionado ao tema central do evento, que foi "Cidadania, democracia e direitos sociais". Com o sucesso da primeira apresentação, no dia 4 de agosto, o grupo recebeu o convite para repetir o show para os alunos do Instituto Federal Catarinense (IFC) no dia seguinte.

Compuseram o espetáculo músicas representativas de movimentos sociais ocorridos no Brasil e Estados Unidos, canções que pontuaram lutas pela liberdade, democracia e pela paz (Another brick in the wall; Pra não dizer que não falei das flores; Cálice; Coração de estudante; Imagine; O tempo não para; A minha alma e Que país é esse). As músicas foram arranjadas pelos participantes do Grupo Instrumental.

A coordenação e direção do espetáculo foi dos servidores Bruno Acosta e Agnes Schmeling. A finalização da montagem do espetáculo foi baseada na adaptação dos textos do espetáculo de Millôr Fernandes e Flávio Rangel (1965) - Liberdade, liberdade.

Galeria

Estande do IFRS no 34º Seurs Apresentação cultural

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Rua General Osório, 348 | Bairro Centro | CEP: 95700-086 | Bento Gonçalves/RS

E-mail: gabinete@ifrs.edu.br | Dúvidas de Acessibilidade: acoes.inclusivas@ifrs.edu.br | Ouvidoria | Telefone: (54) 3449-3300