Ir para o conteúdo
Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Pesquise aqui
Início do conteúdo

Instituto conquista medalhas na Olimpíada Internacional de Matemática

Alunos premiados do Campus Canoas

Os campi Canoas e Farroupilha conquistaram medalhas na 6º Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteira. O resultado foi divulgado na última quinta-feira, 16 de junho de2016, e seis turmas do Instituto Federal receberam a premiação.

Os estudantes dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do Campus Canoas receberam a medalha de Ouro, pelo segundo ano consecutivo. Já os estudantes dos 2º e 3º anos do curso Técnico em Informática do Campus Farroupilha conquistaram medalhas de Prata e o 1º ano, bronze. O Campus Canoas também conquistou duas medalhas de bronze.

A olimpíada

Nesta edição, mais de 50 mil estudantes de quase mil escolas públicas e privadas de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal participaram da 6ª edição brasileira da Olimpíada da maior olimpíada de matemática interclasses do mundo.

Dentre os mais de 4.000 grupos ou classes participantes nas escolas, 752 classes (do 4º. Ano do Ensino Fundamental à 3ª. série do Ensino Médio) dividirão as 82 medalhas de ouro, as 190 medalhas de prata e as 354 medalhas de bronze, além das 126 menções honrosas pelo excelente desempenho nacional nessa competição única que concilia a complexidade do raciocínio matemático com o trabalho colaborativo. Cada classe resolve apenas uma prova, ao contrário das olimpíadas convencionais em que cada estudante resolve sua prova individualmente.

A Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras é a maior competição educacional interclasses do mundo com participação de mais de 200 mil estudantes em 29 países e 10 idiomas. Foi criada em 1990, pela Academia de Strasbourg, órgão do Ministério de Educação da França inicialmente com apenas três países participantes (Alemanha, França e Itália) com o objetivo de promover a integração entre os povos do mundo através da Matemática.

No Brasil, a olimpíada é organizada pela Rede do Programa de Olimpíadas do Conhecimento (POC) com apoio do Conselho Nacional de Secretários da Educação, da Universidade Metodista de São Paulo (Consed), do Consulado Geral da França em São Paulo e do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), instituição ligada à Fundação Itaú Social.

Veja os resultados

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Rua General Osório, 348 | Bairro Centro | CEP: 95700-086 | Bento Gonçalves/RS

E-mail: gabinete@ifrs.edu.br | Dúvidas de Acessibilidade: acoes.inclusivas@ifrs.edu.br | Ouvidoria | Telefone: (54) 3449-3300