Ir para o conteúdo
Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Pesquise aqui
Início do conteúdo

Prepare-se! Vem aí o Enade 2016

Prepare-se! Vem aí Enade 2016

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) tem por finalidade avaliar o rendimento dos estudantes dos cursos de graduação, caracterizando-se como componente curricular obrigatório. Nesta edição, prestarão exame os alunos do IFRS concluintes dos cursos de Agronomia, Zootecnia, Gestão Ambiental e Agronegócio.

A prova será realizada no dia 20 de novembro de 2016, os estudantes aptos a participarem serão inscritos pelo Instituto, e comunicados quanto aos procedimentos para participação, bem como quanto ao preenchimento do questionário do estudante que deverá ser respondido pelos inscritos, antes da data da prova.

Os estudantes que realizarão exame, e os alunos em condição irregular de anos anteriores, deverão atentar para as orientações do IFRS quanto à participação no Enade de modo a manter regularizada sua situação, critério este indispensável para a colação de grau no curso de graduação.

Conheça o Enade

O Exame tem por finalidade avaliar o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação, integrando o Sistema nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O Enade é obrigatório e a situação de regularidade do estudante no exame deve constar em seu histórico escolar.

Sinaes

O Sinaes é composto também pelos processos de Avaliação de Cursos de Graduação e de Avaliação Institucional que, junto com o Enade, formam um tripé avaliativo, que permite conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação superior (IES) de todo o Brasil.

Qualidade dos cursos e IES

Os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, constituem-se insumos fundamentais para o cálculo dos indicadores de qualidade da educação superior: Conceito Enade, Conceito Preliminar de Curso (CPC) e Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC). Esses indicadores mensuram a qualidade dos cursos e das instituições do país, sendo utilizados tanto para o desenvolvimento de políticas públicas da educação superior quanto como fonte de consultas pela sociedade.

Saiba mais

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Rua General Osório, 348 | Bairro Centro | CEP: 95700-086 | Bento Gonçalves/RS

E-mail: gabinete@ifrs.edu.br | Dúvidas de Acessibilidade: acoes.inclusivas@ifrs.edu.br | Ouvidoria | Telefone: (54) 3449-3300