Ir para o conteúdo
Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Pesquise aqui
Início do conteúdo

Tem início o 4º curso de pesquisadores do IFRS

Abertura do evento

Promovido em conjunto pela Pró-reitoria de pesquisa, pós-graduação e inovação (Proppi), Comitê de pesquisa, pós-graduação e inovação (Coppi) e pela Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP), iniciou na tarde desta segunda-feira, 6 de junho de 2016, o 4º curso de pesquisadores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Sob o tema Tendências e desafios da pesquisa aplicada e inovação tecnológica no IFRS, o evento reúne pesquisadores dos 17 campi do Instituto.

A edição deste ano tem por objetivo oportunizar um espaço de qualificação em pesquisa, tecnologia e inovação. A grande novidade é o espaço Expanda sua ideia que visa proporcionar possibilidades de colaboração entre os projetos de diferentes áreas e de diferentes campi, além de palestras, mesa-redonda e cursos sobre redação científica, inovação em tecnologias sociais, fabricação digital e os desafios para a inovação tecnológica nos IFs e, projetos cooperados e captação de recursos externos.

Pesquisa: uma área em ascensão

A mesa de abertura contou com a presença do reitor do IFRS, Osvaldo Casares Pinto, do Pró-reitor de pesquisa, pós-graduação e inovação, Eduardo Girotto; do diretor de pesquisa, pós-graduação e inovação do Campus Porto Alegre, Evandro Manara Miletto, representando o Coppi; todos os pró-reitores da instituição: Clarice Monteiro Escott (ensino); José Eli Santos dos Santos (desenvolvimento institucional); Tatiana Weber (administração) e Viviane Silva Ramos (extensão) e do diretor de gestão de pessoas, Marc Emerim.

Em sua fala, Girotto destacou a necessidade de discussão do grupo, enquanto pesquisadores, dos resultados das pesquisas que são realizadas na instituição. "Qual o seu produto? Evoluímos muito nos últimos anos, em termos de quantidade e qualidade da nossa produção científica". Ele ressaltou ainda a importância de registro das pesquisas realizadas no IFRS para a criação de novos cursos de mestrado e do retorno a ser dado à sociedade, através da resolução de problemas com as pesquisas desenvolvidas no Instituto. "Temos que aumentar a qualidade e a quantidade da nossa produção bibliográfica, técnica, artística, cultural e de inovação".

Osvaldo, por sua vez, destacou que mesmo diante dos cortes orçamentários sofridos este ano, a gestão optou por investir na manutenção deste evento "temos certeza da importância que ele tem para a nossa instituição". O reitor destacou ainda, os avanços que o IFRS teve na pesquisa e na inovação desde a sua criação: "Éramos basicamente instituições de ensino até a criação dos Institutos Federais. A partir da criação do IFs recebemos essa missão, de integrar ensino, pesquisa e extensão e nós, nesses sete anos, temos muito do que nos orgulhar", concluiu, citando conquistas como os cursos de pós-graduação e a criação do setor de publicações científicas.

Palestra de abertura

Sob o tema Perspectivas da pesquisa aplicada na rede federal de educação profissional e tecnológica, a palestra de abertura do evento foi proferida pelo diretor de prospecção do polo Embrapii de inovação do Instituto Federal do Ceará (IFCE), professor André Luiz Carneiro de Araújo. O professor começou falando sobre a importância da comunicação entre ensino, pesquisa e extensão e da tradição de que as escolas técnicas e agrotécnicas tinham de apenas se dar aula "O ensino sempre foi prioridade e deve continuar sendo, mas não a única. Deve haver uma sinergia entre ensino, pesquisa e extensão, para que a gente possa ofertar, de fato, uma educação profissional visando o desenvolvimento socioeconômico". Araújo citou ainda a imensa gama de possibilidades que as pesquisas têm de auxiliar em problemas práticos de empresas que necessitam de serviços tecnológicos. "A nossa educação profissional deve ser focada na criação ou modificação e adaptação de tecnologias já existentes, visando o desenvolvimento econômico, social e regional."

Mais fotos no facebook, acesse: http://migre.me/u2cUK

Galeria

A palestra de abertura foi proferida por André Araújo, do IFCE

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Rua General Osório, 348 | Bairro Centro | CEP: 95700-086 | Bento Gonçalves/RS

E-mail: gabinete@ifrs.edu.br | Dúvidas de Acessibilidade: acoes.inclusivas@ifrs.edu.br | Ouvidoria | Telefone: (54) 3449-3300