Ir para o conteúdo
Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Pesquise aqui
Início do conteúdo

Estudantes e docente do Campus Osório são homenageados por premiações internacionais

A homenagem ocorreu nas dependências do Campus Osório

A tarde de quarta-feira, dia 1º de junho de 2016, foi de muita emoção no Campus Osório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), com a entrega de certificados de menção honrosa aos estudantes e à docente que, representando o Instituto e a cidade de Osório, obtiveram destaque em eventos internacionais. Os homenageados foram os alunos do 4° ano do curso técnico em administração, Maria Eduarda Santos de Almeida e João Vitor Kingeski Ferri, o formando do mesmo curso, Alessandro Hippler Roque e a professora orientadora das pesquisas, Flávia Twardowski.

O palco do evento foi formado pelo reitor do IFRS, Osvaldo Casares Pinto, pelo prefeito do município de Osório, Eduardo Abrahão, pelo pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Eduardo Girotto, e pelo diretor-geral do Campus Osório, Claudino Andrighetto. Cada autoridade fez a entrega dos certificados a um dos homenageados, e a professora Flávia foi aplaudida de pé como reconhecimento da comunidade acadêmica pelo seu trabalho.

Os trabalhos premiados

Com o trabalho Reaproveitamento de subprodutos agroindustriais no desenvolvimento de produto enriquecido com fibras para celíacos, Alessandro Hippler Roque recebeu, em 2015, menção honrosa da Associação Americana de Estatística e da Organização dos Estados Americanos (OEA) na International Science and Engineering Fair, a Intel Isef, e medalha de bronze na Genius Olympiad.

Os jovens Maria Eduarda Santos de Almeida e João Vitor Kingeski Ferri desenvolveram o trabalho Palmeira Juçara: Aproveitamento integral do fruto como alternativa de preservação ambiental e promoção de impactos econômicos e sociais positivos. Receberam neste ano medalha de bronze na categoria de Engenharia na International Sustainable word Project Olympiad, A I-Sweeep, e 4º lugar na categoria Engenharia Ambiental com reconhecimento da OEA na Intel Isef.

No seu discurso, o diretor-geral do Campus Osório, Claudino Andrighetto, agradeceu o apoio da reitoria e do governo municipal em viabilizar a participação nos eventos e destacou o orgulho de possuir estudantes e professores que se dedicam ao conhecimento, à pesquisa e à inovação, e que empreendem esforços e potencializam suas competências. "O reconhecimento é a melhor avaliação, por isso salientamos o êxito de um trabalho frutuoso que socializou conhecimentos, que integrou um misto entre ciência e sonhos, os quais se constituíram em elementos propulsores para os resultados alcançados e para a ampliação de horizontes culturais. E o mérito da pesquisa é a contribuição na produção de tecnologia e de alternativas para melhoria local e regional, nas áreas econômica, social e ambiental".

O pró-reitor Eduardo Girotto ressaltou em seu pronunciamento que o Campus Osório está cumprindo muito bem o que é papel do IFRS, com a realização de pesquisa aplicada: "Vocês são o que temos de melhor. São boas ideias e bons projetos sendo divulgados, sempre pensando na região e na comunidade". Eduardo Abrahão, prefeito de Osório, enfatizou que "um município se contrói com parcerias, e o IFRS só veio a agregar, colaborando para que a cidade, que já é referência em diversas áreas, se torne também conhecida pelas pesquisas desenvolvidas e seus feitos, inclusive fora do país".

O reitor do IFRS, Osvaldo Casares Pinto, reforçou as falas anteriores, mas acrescentou em seu discurso a importância da oportunidade. "Sem ela, nada disso estaria acontecendo. E foi com a expansão dos Institutos Federais, que conseguimos ampliar nossa atuação, oferecendo vagas e novas oportunidades a mais de 50 municípios do nosso Estado" - concluiu.

Homenagem

O Grupo Instrumental do campus, conduzido pela professora de Música Agnes Schmeling, abrilhantou o evento com a escolha de um repertório composto pelas músicas preferidas da professora Flávia, que não escondeu sua emoção durante toda a atividade.

 

Comunicação do Campus Osório - Gabriela Mórel

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Rua General Osório, 348 | Bairro Centro | CEP: 95700-086 | Bento Gonçalves/RS

E-mail: gabinete@ifrs.edu.br | Dúvidas de Acessibilidade: acoes.inclusivas@ifrs.edu.br | Ouvidoria | Telefone: (54) 3449-3300