Ir para o conteúdo
Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Pesquise aqui
Início do conteúdo

Estudantes do IFRS participarão de revezamento da tocha olímpica

Loreane, Gabriel (esquerda) e Felipe conduzirão a tocha olímpica

Os campi Canoas, Caxias do Sul e Rio Grande foram selecionados pelo Ministério da Educação (MEC) para participar do revezamento da tocha olímpica que ocorrerá nestes três municípios entre os dias 6 e 8 de julho de 2016. O estudante Gabriel Guedes de Fraga, do curso Técnico em Eletrônica integrado ao Ensino Médio, será o condutor da tocha em Canoas; o aluno Felipe Biasuz Bossle, do curso Técnico em Plásticos, levará a tocha em Caxias do Sul; e Loreane Madrid Kern Moreira, de Automação Industrial, conduzirá a tocha, representado a instituição, na cidade de Rio Grande.

Gabriel, Felipe e Loreane venceram o concurso de redação realizado entre os alunos do ensino médio dos seus campi, com normas definidas pelo MEC, que teve como macrotema "O Brasil e os Jogos Olímpicos". Os trabalhos foram avaliados por uma comissão que contou com membros internos e externos ao IFRS. A redação de Gabriel teve como título "O espetáculo olímpico"; a de Felipe falou sobre "O significado de competir"; e Loreane escreveu o texto "A ideia de Guttmann no Brasil".

O objetivo do concurso foi estimular e fortalecer nas escolas os valores olímpicos de respeito, amizade e excelência e os valores paralímpicos, de determinação, coragem, igualdade e inspiração. A ação foi promovida pelo MEC em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Educação (Consed).

Tocha olímpica

No Brasil, a tocha olímpica chegou no dia 3 de maio, em Brasília, para uma peregrinação que passará por 327 cidades até a chegada ao Rio de Janeiro. A tocha será conduzida por um total de 12 mil pessoas, entre estudantes e personalidades do esporte, da música e de outras áreas.

Remetendo aos jogos da Antiguidade, a chama olímpica foi acesa na cidade de Olímpia, Grécia, por raios de sol, no dia 21 de abril. Um método especial permite que ela não se apague e possa vir até o Brasil, onde será realizado o revezamento, por cerca de cem dias. Os Jogos Olímpicos 2016 ocorrerão no Rio de Janeiro de 5 a 21 de agosto; e os Jogos Paralímpicos, de 7 a 18 de setembro.

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Rua General Osório, 348 | Bairro Centro | CEP: 95700-086 | Bento Gonçalves/RS

E-mail: gabinete@ifrs.edu.br | Dúvidas de Acessibilidade: acoes.inclusivas@ifrs.edu.br | Ouvidoria | Telefone: (54) 3449-3300