Ir para o conteúdo
Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Pesquise aqui
Início do conteúdo

Ensino de música a jovens de Bento Gonçalves será fortalecido

Apresentação de alunos do Instituto Tarcísio Michelon

O ensino da música como uma forma de estimular a cidadania, a qualidade de vida e um futuro melhor. Essa é a missão do Instituto Tarcísio Michelon, que agora será fortalecida com a parceria do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). As duas instituições assinaram um convênio de cooperação técnica e científica na noite de 18 de abril, no hotel Dall'Onder Vitória, em Bento Gonçalves. Para celebrar o momento, houve uma apresentação musical dos alunos que compõe a Orquestra e Coro Jovem do Instituto Tarcísio Michelon (ITM).

O ITM é uma associação sem fins lucrativos que desenvolve atividades socioculturais direcionadas a crianças e jovens de bairros em risco social do município de Bento Gonçalves. Atualmente, são mais de 150 atendidos, participando de cursos de música e canto coral e de outras ações artísticas. O IFRS auxiliará na proposta pedagógica das atividades e será responsável também pela certificação dos jovens como músicos. O convênio tem duração inicial de cinco anos e poderá abranger novas iniciativas.

Durante a cerimônia de assinatura do convênio, o reitor do IFRS, Osvaldo Casares Pinto, destacou que as duas instituições têm em comum o objetivo de promover a inclusão social e formar cidadãos. "Temos certeza de que um viés fundamental nessa formação é a cultura", salientou. Tarcísio Vasco Michelon citou entre os benefícios da música para os jovens: harmonia interior, disciplina, autoestima elevada e sociabilização. "O estudo da música não serve apenas para formarmos músicos, mas para estimularmos pessoas melhores, em todas as profissões", afirmou.

A pró-reitora de extensão do IFRS, Viviane Silva Ramos, agradeceu a confiança no IFRS. "Temos certeza de que colheremos belos frutos", frisou. Também estavam presentes os secretários municipais de Turismo, Gilberto Durante, e Cultura, Evandro Soares, e servidores do IFRS.

Sobre o Instituto Tarcísio Michelon

O Instituto Tarcísio Michelon é uma associação sem fins lucrativos que desenvolve atividades socioculturais par crianças e jovens de bairros em risco social do município de Bento Gonçalves desde abril de 2008. Entre os projetos desenvolvidos está a Escola de Música, na qual os alunos e professores compõem a Orquestra e Coro Jovem do ITM. Por meio do projeto, oferece aulas de canto coral, sopros, cordas, percussão, bateria, técnica vocal, teoria musical, prática orquestral e práticas musicais em grupo. As aulas acontecem nas dependências do Hotel Dall'Onder (sede do Instituto Tarcísio Michelon). Conta com a parceria de entidades e busca recursos em leis de incentivo à cultura e lei da solidariedade.

Outro projeto é o Per Sempre Tche, um espetáculo cênico musical com direção de Sigrid Nora e roteiro de José Clemente Pozenato, além da participação de um corpo de baile com coreografia de Jair Moraes (coreógrafo do Centro Cultural Teatro Guaíra de Curitiba), Orquestra e Coro do ITM. Esse projeto é financiado pela Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Pró-Cultura RS, e conta com o patrocínio das empresas Intral Reatores e Luminárias, Kidelizz Confeitaria e Móveis Cenci.

Desde 2012, o ITM realiza o Simpósio Internacional de Escultores em Bento Gonçalves, com financiamento público via renúncia fiscal. O evento, aberto à visitação, reúne anualmente dez escultores de importância mundial para realizarem obras em pedra basáltica local, destinadas a enriquecer o patrimônio artístico de Bento Gonçalves. As 32 esculturas resultantes dos três simpósios já realizados estão expostas nos Caminhos de Pedra, em uma área em estruturação para sediar o Parque de Esculturas a Céu Aberto que em breve será aberto ao público e vai auxiliar na sustentabilidade do Instituto.

Galeria

Apresentação de alunos do Instituto Tarcísio Michelon Osvaldo e Tarcísio Michelon assinam convênio Tarcísio Michelon e Osvaldo Casares Pinto com o convênio assinado

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Rua General Osório, 348 | Bairro Centro | CEP: 95700-086 | Bento Gonçalves/RS

E-mail: gabinete@ifrs.edu.br | Dúvidas de Acessibilidade: acoes.inclusivas@ifrs.edu.br | Ouvidoria | Telefone: (54) 3449-3300