Ir para o conteúdo
Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Pesquise aqui
Início do conteúdo

Núcleos de ações afirmativas realizam primeira reunião do ano

Reunião dos Neabis com Mateus Silveira

Representantes de núcleos ligados a ações afirmativas dos campi do IFRS realizaram a primeira reunião do ano no dia 5 de abril de 2016. O evento ocorreu no Campus Bento Gonçalves e contou com dois momentos distintos.

Pela manhã, houve uma atividade conjunta, na qual foram tratadas questões administrativas. A pró-reitora de Extensão, Viviane Silva Ramos, falou sobre fluxos para solicitação de recursos a programas e projetos, bolsas de extensão, cursos e eventos, entre outros temas.

À tarde, houve três reuniões paralelas. Na reunião dos Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabis) foi realizada a palestra "Auto-declaração: quem são os negros e pardos destinatários das reservas de vagas e cotas?", com o advogado e professor universitário Mateus Silveira. Ele lembrou que o critério para as cotas é a auto-declaração, mas os servidores do IFRS devem ter o controle para evitar fraudes. Foi proposta a criação de um Grupo de Trabalho que estabeleça critérios do Instituto para que esse controle seja realizado nos campi, tornando-o o mais justo possível.

Integrantes dos Núcleos de Estudo e Pesquisa em Gênero e Sexualidade (Nepgss) apresentaram a minuta de uma instrução normativa que estabelece o fluxo para requisição do nome social por candidatos do processo seletivo e por estudantes do IFRS. O documento deve ser apresentado ao Comitê de Ensino e posteriormente ao Conselho Superior. Também foi discutido o texto do regulamento dos Nepgss no IFRS, o qual está em construção.

No encontro de Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napnes) foram abordadas "Estratégias para um currículo inclusivo", por Tatiana Novello, professora da rede pública de Caxias do Sul. Ela apresentou aspectos históricos da inclusão das pessoas com necessidades específicas e falou como os Napnes podem auxiliar para que a inclusão se efetive nos campi.

Galeria

Encontro dos Nepegs Reunião dos Napnes com Tatiana Novello

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Rua General Osório, 348 | Bairro Centro | CEP: 95700-086 | Bento Gonçalves/RS

E-mail: gabinete@ifrs.edu.br | Dúvidas de Acessibilidade: acoes.inclusivas@ifrs.edu.br | Ouvidoria | Telefone: (54) 3449-3300