Ir para o conteúdo
Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Pesquise aqui
Início do conteúdo

Professores do IFRS participarão de capacitação na Finlândia

Professora Daniela do Campus Restinga - Foto: Eduardo Quadros

Práticas de ensino, cafés filosóficos, aulas magnas, discussões em grupos de interesse, oficinas, sessões de tutoria, visitas a ambientes de aprendizagem e mais uma série de atividades estão previstas para a capacitação de três meses que dois servidores do IFRS participarão a partir do início de abril de 2016 na Finlândia. Trata-se dos professores dos Campi Restinga e Rio Grande, Daniela Sanfelice e Miguel da Guia Albuquerque.

Daniela e Miguel foram selecionados para a terceira edição do Programa Professores para o Futuro, que elegeu 48 docentes da Rede Federal, a partir de propostas e projetos que contribuam para o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação do país. Localizada na cidade finlandesa de Hämmenlinna, a instituição em que realizarão seus estudos chama-se Häme University of Applied Sciences (HAMK).

Projetos e expectativas

Sob o título Redes de Integração Tecnológica para o Desenvolvimento de Metodologias Ativas de Ensino, o trabalho de Miguel prevê identificar quais as potencialidades da Rede Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. "Por meio do IFRS, com a vocação profissional local, de modo a propiciar um melhor engajamento com o setor produtivo, a proposta visa, também, revelar mecanismos de integração, entre os campi do Instituto, buscando a ampliação da formação discente e docente, bem como a inovação através de metodologias ativas de ensino-aprendizagem", conta o professor.

Albuquerque tem dentre suas expectativas ampliar conhecimentos em novas metodologias de ensino e conhecer o sistema educacional na Europa, mais especificamente na região Escandinava. "Em termos pessoais, destaco a questão do envolvimento com outra cultura e país. A Finlândia, hoje, é a maior referência em educação no mundo", finaliza.

Intitulado As propostas curriculares para o Ensino Médio integrado ao técnico do IFRS Campus Restinga e a busca pela formação humana integral, o projeto de Daniela tem por objetivo promover a investigação, problematização e reflexão sobre os currículos dos cursos de ensino médio integrado ao técnico em eletrônica e em informática ofertados pelo Campus Restinga.

Ela explica que o estudo tem por meta fomentar um processo de educação comunitária efetiva e que agregue a comunidade em torno do processo educativo: "Estou indo em busca de uma capacitação voltada para o currículo baseado em competências, aprendizagem fundamentada em problemas que foquem em modelos para cooperação com os arranjos produtivos locais e sociais".

Execução dos projetos

A volta dos pesquisadores está prevista para o final de junho, momento em que deverão executar seus projetos no Brasil. Eles serão assessorados por orientadores finlandeses. A avaliação final dos trabalhos será no início de dezembro de 2016. Na edição anterior, três professores do IFRS participaram do mesmo programa de capacitação: Fabrício Sobrosa Affeldt (Campus Porto Alegre), Juliano Cantarelli Toniolo (Campus Caxias) e Diego Eduardo Lieban (Campus Bento Gonçalves). Em vídeo, eles contaram um pouco da experiência que vivenciaram, assista: http://migre.me/tcFuT.

 

 

Galeria

Professor Miguel do Campus Rio Grande - Foto: Mara Felippe

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Rua General Osório, 348 | Bairro Centro | CEP: 95700-086 | Bento Gonçalves/RS

E-mail: gabinete@ifrs.edu.br | Dúvidas de Acessibilidade: acoes.inclusivas@ifrs.edu.br | Ouvidoria | Telefone: (54) 3449-3300