Ir para o conteúdo
Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Pesquise aqui
Início do conteúdo

Campus Vacaria: aula inaugural de Agronomia e assinatura de convênio do IFRS com a Uergs

Reitor do IFRS, Osvaldo, e vice-reitora da Uergs, Eliane

O Campus Vacaria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) realizou, no dia 29 de fevereiro de 2016, a aula inaugural do curso de bacharelado em Agronomia, através de uma parceria com a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs). Os estudantes foram recepcionados nas dependências da Uergs por uma equipe de servidores e autoridades e participaram da palestra "O papel da pesquisa científica e tecnológica na formação do acadêmico", ministrada pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Uergs, Clódis de Oliveira Andrades Filho.

A data marcou o início da primeira oferta de um curso superior no Campus Vacaria, com a assinatura do convênio pelo reitor do IFRS, Osvaldo Casares Pinto, e pela vice-reitora da Uergs, Eliane Maria Kolchinski, com o objetivo de desenvolver em conjunto ações de pesquisa, ensino e extensão.

Além do reitor, da vice-reitora e do pró-reitor, compuseram a mesa de honra o secretário municipal da Agricultura e Meio Ambiente, Eduardo Pagot, representando o prefeito, Elói Poltroniéri; o diretor-geral do Campus Vacaria do IFRS, Gilberto Luiz Putti; o os coordenadores do curso de Agronomia, Giovani Farina (IFRS) e Fabiano Simões (Uergs).

O coordenador do curso de agronomia da Uergs explicou que a parceria foi realizada de acordo com o princípio da economicidade e agradeceu aos envolvidos. "Hoje vamos comemorar o resultado de um trabalho difícil de toda a equipe das duas instituições que conseguiu consagrar o convênio."

O diretor-geral do Campus Vacaria do IFRS reforçou que, apesar de serem 25 com matrículas no IFRS e 25 na Uergs, os 50 estudantes devem se sentir parte do curso de agronomia, e não de uma determinada instituição. "As aulas serão dadas por professores das duas instituições, na sede de ambas, e ao final os aprovados terão o diploma de engenheiro agrônomo. A finalidade foi somar os esforços para propiciar um curso mais forte. Além disso, o convênio abre a oportunidade de novas parcerias, pois é valido por cinco anos."

Para a vice-reitora da Uergs, foi uma longa caminhada que possibilitou a concretização do momento. "Esta é uma parceria para que a gente promova um curso de qualidade, potencialize as forças, e possibilite a formação de profissionais nas áreas de ensino, pesquisa e extensão". Ela destacou um dos objetivos em comum entre o IFRS e a Uergs: definir políticas que atentem para as necessidades e as demandas regionais, formando cidadãos capazes de impulsionar o desenvolvimento.

Sobre os arranjos produtivos locais, o secretário destacou o valor da agricultura para o munícipio. "É a principal geradora de renda. Hoje, Vacaria se destaca nacionalmente com a fruticultura, a produção de grãos e com a agricultura familiar".

Reitor destaca educação pública de qualidade

O reitor do IFRS falou sobre a criação e missão dos IFs, apresentou o IFRS e salientou a importância do convênio. "Podem ter certeza que a união de esforços das duas instituições para ofertar esse curso fará vocês (alunos) terem acesso a uma educação pública de qualidade. Espero que o sucesso da ação possa servir de exemplo para outras serem realizadas em mais unidades".

Logo após, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Uergs, Clódis de Oliveira Andrades Filho ministrou a palestra "O papel da pesquisa científica e tecnológica na formação do acadêmico".

Após as falas, os coordenadores do curso de cada instituição apresentaram as suas equipes de professores e técnicos-administrativos. Da Uergs, participaram: Carla Azambuja Centeno Bocchese, Daniela Basso Poletto Elizandro Max Borba, Geraldo Finger de Almeida, Isadora Schuch Rodrigo Koch, e Régis Sivori Silva dos Santos. Do IFRS, estiveram presentes: André Geremias Bertelli, Daiane Gonçalves de Carvalho, Daniela Batista dos Santos, Debora Orso, Elvio Rossetto, Giovani Jacob Kolling, Gisele Boechel, Juliano Schmitz, Lidiane Borges Dias de Moraes, Rogério Ricalde Torres, Rosemeri Argenta, Ruth Mara Xavier Cruz, Tais Broch, Michaela Medianeira Pês Sampaio Vieira e Tiago Boechel.

Confira a página do Campus Vacaria no Facebook: http://www.facebook.com/ifrsvacaria

Texto e fotos: Alessandra Nevado, Comunicação dos campi em implantação

Galeria

Alunos da primeira turma de Agronomia

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Rua General Osório, 348 | Bairro Centro | CEP: 95700-086 | Bento Gonçalves/RS

E-mail: gabinete@ifrs.edu.br | Dúvidas de Acessibilidade: acoes.inclusivas@ifrs.edu.br | Ouvidoria | Telefone: (54) 3449-3300