Ir para o conteúdo
Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Pesquise aqui
Início do conteúdo

Estudante do Campus Rio Grande viaja aos EUA como Jovem Embaixadora

Augusta de blusa jeans com os colegas durante o evento Aulão do Enem

A estudante do Campus Rio Grande do IFRS, Augusta Victória Saraiva, de 17 anos, está de malas prontas para embarcar para os Estados Unidos. A jovem foi a única representante do Rio Grande do Sul escolhida para participar da próxima edição do Programa Jovens Embaixadores.

O Programa é uma iniciativa de responsabilidade social da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, em parceria com organizações públicas e privadas. Em cada edição seleciona 50 jovens de 15 a 18 anos, estudantes de escolas públicas e que atuam em projetos sociais ou são voluntários em suas cidades. Os jovens escolhidos têm a oportunidade de conhecer um pouco do país e de sua cultura, além de participar de uma agenda de atividades oficiais, realizar trabalho voluntário e conhecer escolas, ONGs e universidades norte-americanas.

Augusta Victória, que irá representar o IFRS e o Estado na edição do programa em 2016, atua há dois anos no Centro Estudantil do Campus Rio Grande do IFRS, onde é diretora de Comunicação e desenvolve um projeto social voltado para a Educação. "Estou muito feliz por ter sido escolhida pelo programa e poder vivenciar essa experiência. Espero trazer relatos e informações que sirvam de incentivo para que outros jovens, não só do IFRS, mas de outras instituições públicas, participem de ações voltadas para o social", enfatiza.

A estudante viaja para Brasília, no próximo dia 6 de janeiro. No Itamaraty, receberá orientações sobre protocolo e comportamento, juntamente com os outros jovens embaixadores. No dia 8 de janeiro embarca para a capital americana, Washington DC, onde permanecerá na primeira semana, cumprindo uma série de atividades programadas. Nas outras duas semanas ficará hospedada na casa de uma família anfitriã, em Pensacola, na Flórida.

Os jovens embaixadores permanecem nos Estados Unidos até o dia 31 de janeiro. Nesse período participam de reuniões com autoridades do governo dos EUA, líderes de ONGs, visitarão escolas e projetos sociais, participarão de atividades de voluntariado e, como representantes da juventude brasileira nos EUA, farão também apresentações sobre o Brasil, sua cultura e seu povo. No final da viagem, eles apresentarão um plano de ação na área de voluntariado que será implementado em suas comunidades após o retorno ao Brasil. "Estou muito empolgada para mostrar lá fora um pouco da cultura brasileira e, em especial, a do Rio Grande do Sul. Já coloquei na mala a bandeira do Brasil e os apetrechos para fazer chimarrão", brinca Augusta Victória.

O Programa

Criado em 2002, o Programa Jovens Embaixadores tem como alvo alunos brasileiros que são exemplos em suas comunidades, em termos de liderança, atitude positiva, trabalho voluntário, excelência acadêmica e conhecimento da língua inglesa. O programa visa fortalecer o ensino público por meio desses alunos, transformando-os em modelos para as suas comunidades.

O programa é bastante concorrido e recebe candidaturas de todo o Brasil. Os selecionados viajam em janeiro para um programa de três semanas nos Estados Unidos. Durante a primeira semana, conhecem a capital daquele país e seus principais monumentos, participam de reuniões com organizações do setor público e privado, visitam escolas e projetos sociais e participam de oficinas sobre liderança e empreendedorismo jovem.

Mara Felippe - Comunicação Campus Rio Grande

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Rua General Osório, 348 | Bairro Centro | CEP: 95700-086 | Bento Gonçalves/RS

E-mail: gabinete@ifrs.edu.br | Dúvidas de Acessibilidade: acoes.inclusivas@ifrs.edu.br | Ouvidoria | Telefone: (54) 3449-3300