Ir para o conteúdo
Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Pesquise aqui
Início do conteúdo

Estudante do IFRS é finalista da Liga dos Campeões Endeavor

Logotipo projeto Central de Orçamentos

O estudante Marcos Dias Mathies, do Campus Porto Alegre, é um dos finalistas da competição de ideias de negócios "Liga dos Campeões 2015" do Instituto Empreender Endeavor - organização de apoio a empreendedores presente em mais de 20 países. Foram 238 inscritos de 55 instituições de ensino e dez selecionados. Marcos apresentou o projeto "Central de Orçamentos - Sistema de Preços".

No dia 10 de dezembro, ele participará de uma banca final de avaliação composta por mentores Endeavor, empreendedores e investidores. A banca definirá os três vencedores, que receberão orientações para concretizar a ideia.

A competição foi realizada a partir da inscrição de projetos de todo o Brasil, dos alunos matriculados online no "Bota pra Fazer - crie seu negócio de alto impacto" do Endeavor, no qual o IFRS possui uma parceria e oferece aos seus alunos. Foram critérios de avaliação da "Liga dos Campeões": potencial de crescimento e de mercado da ideia apresentada; inovação e diferencial competitivo; impacto social e perfil do empreendedor.

Marcos e os outros finalistas estiveram em São Paulo no dia 3 de dezembro participando do "Treinamento de Pitch". Pitch é uma apresentação sumária de três a cinco minutos com o objetivo de despertar o interesse da outra parte (investidor ou cliente) pelo negócio, com informações essenciais e diferenciadas. O treinamento vai auxiliar na apresentação para a banca neste dia 10 de dezembro.

Sobre o projeto e o desenvolvimento de um protótipo

O projeto "Central de Orçamentos - Sistema de Preços" é um sistema online, a partir de uma plataforma web de pesquisa de preços entre a administração pública e as micro e pequenas empresas. Entre as funcionalidades, está a possibilidade de selecionar as localidades em que as microempresas estão inseridas, de acordo com a região a qual o órgão público atua e a geração de relatórios necessários para o andamento da licitação.

Marcos é aluno do curso de Tecnologia em Processos Gerenciais do Campus Porto Alegre e também servidor do Campus Canoas do IFRS. Ele conta que a ideia surgiu a partir de uma dificuldade em sua prática como servidor público: "Sou pregoeiro e identifiquei as dificuldades que se tem na pesquisa de preços e na necessidade de cumprir a legislação, que determina que as compras de órgãos públicos no valor de até R$ 80 mil sejam feitas exclusivamente com micro e pequenas empresas", observa. O projeto teve a supervisão do professor Cláudio Farias, do Campus Porto Alegre.

Marcos diz que um protótipo do sistema será testado e desenvolvido a partir de um Grupo de Trabalho do Comitê Temático de Compras Governamentais do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Rio Grande do Sul (Fopemepe/RS), que começa a ser constituído entre o IFRS - Campus Porto Alegre, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul e o Sebrae RS.

Sobre o Bota pra Fazer

O curso "Bota pra fazer - crie seu negócio de alto impacto" foi oferecido gratuitamente aos alunos do IFRS por meio de uma parceria com o Endeavor e apoio do Sebrae Nacional. No total, 500 alunos do Instituto estão matriculados no curso e recebem auxílio de tutores do IFRS. O objetivo principal do programa é incentivar o autoconhecimento do estudante e desenvolver sua capacidade empreendedora, aprender a identificar oportunidades e criar um novo negócio.

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Rua General Osório, 348 | Bairro Centro | CEP: 95700-086 | Bento Gonçalves/RS

E-mail: gabinete@ifrs.edu.br | Dúvidas de Acessibilidade: acoes.inclusivas@ifrs.edu.br | Ouvidoria | Telefone: (54) 3449-3300