16/11/2015
Com a bagagem de quatro décadas na área universitária, o professor Valdo José Cavallet (UFPR Litoral) trouxe ao 2º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica (Semept) um reflexivo e extrovertido bate-papo, carregado de experiências profissionais e pessoais, que girou entre agronomia, ecologia, política e educação.
Com o objetivo de buscar entender um pouco mais o ser humano e a pluralidade das pessoas que compõem o universo acadêmico, a palestra "Inovação Pedagógica na Educação Profissional e Tecnológica: Limites e Possibilidades", na tarde de segunda-feira, dia 16 de novembro, destacou as complexidades de cada indivíduo, dentro e fora das universidades.
"Inovação é entender o ser humano." "Nenhum projeto universitário vai ter sucesso se não fomentar a criatividade do jovem e entender a pluralidade." "O ser humano é indeterminado e imprevisível." "A educação deve educar para vida, fazer sonhar." "Eu acredito em uma educação humana" - salientou o palestrante.
Outro ponto destacado e questionado pelo professor é a separação do ensino, pesquisa e extensão. Detalhe que a pedagoga Graciele Soares, do Campus Farroupilha, que prestigiou a palestra, acredita ser relevante: "Não tem por que dissociar os três segmentos. Não existe pesquisa sem ensino, por exemplo. Quanto às reflexões do palestrante sobre a transformação do aluno na sala de aula, concordo que, se o docente tem conhecimento, qual a razão de não fazer o bem, não transformar".
E-mail: gabinete@ifrs.edu.br | Dúvidas de Acessibilidade: acoes.inclusivas@ifrs.edu.br | Ouvidoria | Telefone: (54) 3449-3300