Ir para o conteúdo
Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Pesquise aqui
Início do conteúdo

Parceria com instituto português pode resultar em oportunidades para alunos e docentes

Representantes do Ipca com a reitora e a pró-reitora adjunta da Proppi

Estágios e pesquisas para estudantes e ações de mobilidade para docentes podem ser o resultado de parcerias a serem firmadas entre o IFRS e o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (Ipca), de Barcelos, Portugal. O presidente da instituição, João Carvalho, e o vice-presidente, José Agostinho Silva, visitaram a Reitoria e os campi Bento Gonçalves e Porto Alegre nos dias 10 e 11 de novembro de 2015, quando conversaram sobre detalhes de futuras ações conjuntas.

No Campus Bento Gonçalves, foi discutida a possibilidade de oferecer estágios em vinícolas portuguesas para os alunos do curso superior de Tecnologia em Viticultura e Enologia do IFRS, por meio do Ipca. Previu-se também estágios para alunos de Design do Ipca em empreendimentos do enoturismo da Serra gaúcha, a partir do IFRS. Receberam os visitantes a pró-reitora de Extensão, Viviane Silva Ramos; a pró-reitora adjunta de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Clarice Monteiro Escott; e os diretores das duas áreas do Campus Bento Gonçalves, Marlova Benedetti e Marcus Almança. Para encerrar a visita no município, os visitantes estiveram na Reitoria e conversaram com a reitora Cláudia Schiedeck Soares de Souza e Clarice.

Em Porto Alegre, avaliou-se a oportunidade de desenvolver pesquisas na área de jogos digitais de forma conjunta, entre alunos do Mestrado Profissional em Informática na Educação do IFRS e estudantes do Ipca. Participaram da reunião com os portugueses o diretor-geral do campus, Paulo Roberto Sangoi, a diretora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Maria Cristina França, e o coordenador do curso de mestrado, Marcelo Schmitt.

Estuda-se ainda a promoção de cursos e seminários a distância ou presenciais ministrados por professores dos dois institutos. Os representantes do Ipca enviarão documento detalhando as propostas de parcerias, as quais serão analisadas pelo IFRS para sua implementação.

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Rua General Osório, 348 | Bairro Centro | CEP: 95700-086 | Bento Gonçalves/RS

E-mail: gabinete@ifrs.edu.br | Dúvidas de Acessibilidade: acoes.inclusivas@ifrs.edu.br | Ouvidoria | Telefone: (54) 3449-3300