Ir para o conteúdo
Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Pesquise aqui
Início do conteúdo

Servidores do IFRS se integram ao cadastro de doadores de medula

Servidores do IFRS no Hemocentro de Caxias do Sul

Servidores da Reitoria do IFRS uniram-se para reforçar o cadastro de doadores de medula óssea. Nesta sexta-feira, 6 de novembro de 2015, um grupo de 18 pessoas foi até o Hemocentro de Caxias do Sul para participar da coleta de sangue, que os incluirá no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome). A atividade contou com a organização da Seção de Atenção ao Servidor (SatS), Comunicação, Pró-Reitorias de Extensão e de Ensino.

"Já sou doadora de órgãos, portanto a doação de medula óssea é um ato contínuo para mim. Fazer o cadastro é um processo simples e rápido", declara a servidora Silvia Schiedeck, que participou da ação.

A campanha se originou com a sugestão dos servidores Ivair Nilton Pigozzo e Gina Mikowaiski Valent. Eles souberam do caso de um menino da cidade de Farroupilha que está em busca de uma medula óssea compatível, com urgência em recebê-la, e compartilharam a ideia com os colegas. "Já vinha pensando em como fazer a diferença. A vida é tão rotineira, a gente acorda, vai ao trabalho, almoça, volta para casa. Tem que ter algo a mais", conta Ivair, completando: "Posso ser compatível com alguém e salvar uma vida. Quem não gostaria de ser o salvador de uma outra vida?".

Para ser um doador

Com cerca de 3,7 milhões de doadores cadastrados, o Redome é o terceiro maior banco de doadores de medula óssea do mundo. A função é cadastrar pessoas dispostas a doar. Quando um paciente necessita de transplante e não possui um doador na família, o cadastro é consultado. O registro está sob a coordenação do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), do Ministério da Saúde

Para ser um doador de medula óssea é necessário ter entre 18 e 55 aos de idade e estar em bom estado geral de saúde (não ter doença infecciosa ou incapacitante). O transplante de medula óssea pode beneficiar o tratamento de cerca de 80 doenças em diferentes estágios e faixas etárias. A chance de encontrar uma medula compatível é, em média, de uma em 100 mil.

Para quem já está cadastrado é importante que seus dados estejam sempre atualizados no Redome, o que aumenta a probabilidade de êxito na localização de um doador compatível.

Mais informações no site http://redome.inca.gov.br

Galeria

Coleta de sangue para o Redome Coleta de sangue para o Redome

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Rua General Osório, 348 | Bairro Centro | CEP: 95700-086 | Bento Gonçalves/RS

E-mail: gabinete@ifrs.edu.br | Dúvidas de Acessibilidade: acoes.inclusivas@ifrs.edu.br | Ouvidoria | Telefone: (54) 3449-3300