Ir para o conteúdo
Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Pesquise aqui
Início do conteúdo

Estudante do IFRS recebe prêmio durante Programa CsF

Douglas trabalhando no Projeto

O estudante de Engenharia de Controle e Automação do Campus Farroupilha do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Douglas Chesini, 21 anos, destacou-se durante participação de intercâmbio como bolsista de graduação sanduíche do Programa Ciência sem Fronteiras (CsF), no Canadá.

Chesini, juntamente com outros dois bolsistas brasileiros do CsF foram os responsáveis pela criação de um projeto moderno e único de engarrafamento de espumantes e champanhes intitulado Projeto para enchimento de garrafas (Bottle Filler Project) que atende as necessidades da Hornby Island State Winery, adega de médio porte localizada em Courtenay (na província de British Columbia, região de Vancouver Island) . O projeto fez parte do trabalho de conclusão de curso de Automação Industrial do North Island College (NIC).

A adega possuía um método moderno para produção de champanhe e espumante o qual chamava de Magic Bubbles e necessitava de um processo de engarrafamento automatizado em que poderia encher as garrafas sem agitá-las, a fim de não perder a qualidade e alterar o sabor do produto, comenta Douglas, salientando que até então as garrafas eram enchidas manualmente.

Esse método (do inglês Fine Bubble Technology) consiste na adição de milhões de minúsculas bolhas no processo de produção do espumante. "Essa nova tecnologia utilizada pela adega melhora significativamente o gosto e a qualidade da bebida. Porém, esse método necessita obrigatoriamente a não turbulência no processo de engarrafamento, pois qualquer mínima agitação traria a adição de dióxido de carbono ao espumante, fato totalmente indesejável para o bom funcionamento dessa nova tecnologia", afirma o estudante.

A criação consistiu na construção de um protótipo (robô industrial) para o engarrafamento automático dos espumantes para satisfazer o requerimento de "zero turbulência". Além disso, o projeto em questão teve que provir um meio de obter exatamente o mesmo nível de líquido em cada garrafa automaticamente preenchida com espumante.

Sobre a viagem

Douglas viajou para o Canadá em abril de 2014, nos primeiros quatro meses, cursou disciplinas de inglês e em setembro de 2014, iniciou o curso de Automação Industrial. "Entrei direto no segundo ano do curso devido ao fato do conhecimento na área e também por ter aproveitado algumas disciplinas previamente cursadas no IFRS", relata.

O curso do NIC se estendeu até junho de 2015, momento em que foi realizada a formatura. Douglas recebeu o diploma de Técnico em Automação Industrial e o premio de melhor aluno do curso. Além de menção honrosa Dean's Award e prêmio em dinheiro, por ter o melhor desempenho acadêmico na sua área de estudo, entre todos os campi da faculdade.

De volta ao Brasil o estudante destaca que as experiências vividas através do intercambio são únicas. "O enriquecimento trazido por todos os fatores encontrados e pelo tempo vivido em um país superdesenvolvido foram e sempre serão fundamentais para que nós estudantes possamos perceber o quanto nosso conhecimento é valioso, e que a arte de aprender jamais terá limites", afirma emocionado.

Douglas irá continuar seus estudos no IFRS, "tenho mais alguns anos até me graduar em engenharia, mas pretendo continuar e obter o meu diploma junto ao IFRS. E quem sabe, até uma pós- graduação. O ensino no IFRS é de qualidade e tem um reconhecimento crescente por parte de todos os setores da sociedade", finaliza.

"Ficamos orgulhosos do desempenho do Douglas e de todos os nossos alunos que participam dos programas de intercâmbio. Além de levarem o nome do IFRS mundo afora, também atestam a excelência do ensino que oferecemos aqui", comemora o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação Júlio Xandro Heck.

 

Fotos: Arquivo Pessoal

Galeria

A máquina de engarrafa Douglas

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Rua General Osório, 348 | Bairro Centro | CEP: 95700-086 | Bento Gonçalves/RS

E-mail: gabinete@ifrs.edu.br | Dúvidas de Acessibilidade: acoes.inclusivas@ifrs.edu.br | Ouvidoria | Telefone: (54) 3449-3300