Ir para o conteúdo
Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Pesquise aqui
Início do conteúdo

Jogos do IFRS são marcados pela integração

Premiação dos 2º Jogos do IFRS

Foram três dias intensos de atividades, que incentivaram a prática de esportes e promoveram a integração dos estudantes do IFRS. Os 2º Jogos do Instituto ocorreram de 27 a 29 de agosto de 2015 na Sociedade Ginástica de Novo Hamburgo, promovidos pela Pró-Reitoria de Extensão com o apoio da Comissão Organizadora dos Jogos, do Comitê de Extensão e de colaboradores voluntários.

Quase 400 alunos atletas participaram, em atividades competitivas e de integração nas modalidades: futsal, voleibol, handebol, xadrez, tênis de mesa e vôlei de praia; categorias masculino e feminino. Participam 12 campi: Bento Gonçalves, Canoas, Caxias, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Restinga, Rio Grande, Sertão e Vacaria. Os primeiros colocados em cada modalidade receberam medalhas (confira os resultados).

"Em relação à primeira edição, avançamos em infraestrutura, hospedagem e alimentação para os atletas, organização e não tivemos problemas com a arbitragem. Acreditamos ter conseguido corrigir os problemas apontados no ano passado", observa a pró-reitora de Extensão, Viviane Silva Ramos. Ela diz que haverá nova avaliação, desta vez também com os estudantes.

Os jogos definiram as equipes que representarão a instituição na etapa regional dos Jogos dos Institutos Federais, que ocorrerá em outubro também na Sociedade Ginástica, em Novo Hamburgo. Os classificados na etapa regional poderão participar da nacional, de 12 a 15 de novembro em Goiânia.

"Para além da necessidade de classificar as equipes para as próximas fases, os atletas e professores entenderam que o grande objetivo é a integração, que foi realmente consolidada em todos os espaços e momentos", complementou Viviane.

Esforço das equipes

Conciliar os estudos com atividades extras de treinamento, deslocar-se para realizar os treinos, encarar uma viagem de muitas horas... Cada atleta, professor e acompanhante de equipe sabe o esforço necessário para representar o seu campus nos Jogos do IFRS.

"Nos colocamos à disposição do campus e demos tudo de nós para estar presentes. Não pela vitória, mas pela participação, por trazer o nome da nossa cidade, por conhecer outros estudantes...", contam as alunas Diele Gomes e Manoela Barbosa, do curso técnico em Agropecuária do Campus Vacaria. Esta foi a primeira participação do campus nos jogos.

Para a equipe de Rio Grande, um dos desafios foi a viagem. O grupo, com cerca de 40 pessoas, saiu da cidade às 21h30min de 26 de agosto e viajou a noite inteira para estar nos jogos. Nada tirou a animação. "A preparação para participar começou no primeiro semestre. Para o grupo tem um significado muito grande. Não só por representar o campus, mas pela integração", salienta o diretor de pesquisa e inovação do Campus Rio Grande, Miguel Albuquerque, que acompanhou a delegação.

Oficinas de integração

Durante os três dias dos jogos, alunos do curso Tecnologia em Gestão Desportiva e de Lazer do Campus Restinga conduziram oficinas de integração. Nos momentos em que não estavam em atividades esportivas, os atletas tiveram a oportunidade de participar de oficinas sobre jogos tradicionais, cooperativos, circenses, de adivinhação, escolares e de cartas; gincana recreativa; literatura cordel; práticas de dança e teatrais.

"Com o uso das tecnologias, acabaram se perdendo muitas práticas, e buscamos resgatar isso com a oficina de jogos tradicionais, por exemplo. Também incentivamos a importância do trabalho em equipe e da cooperação com os jogos cooperativos e as gincanas", conta Evandro Santos da Costa, estudante de Tecnologia em Gestão Desportiva e de Lazer e ministrante das oficinas.

Galeria

Equipe de premiação dos 2º Jogos do IFRS Estudantes fizeram torcida durante os jogos Oficina de integração

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Rua General Osório, 348 | Bairro Centro | CEP: 95700-086 | Bento Gonçalves/RS

E-mail: gabinete@ifrs.edu.br | Dúvidas de Acessibilidade: acoes.inclusivas@ifrs.edu.br | Ouvidoria | Telefone: (54) 3449-3300