Ir para o conteúdo
Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Pesquise aqui
Início do conteúdo

IFRS realiza segunda edição dos jogos

Delegações na abertura dos 2º Jogos IFRS

Com um desfile das equipes participantes e em clima de torcida e entusiasmo, foram abertos nesta quinta-feira, 27 de agosto de 2015, os 2º Jogos do IFRS, na Sociedade Ginástica de Novo Hamburgo. A solenidade ocorreu durante a noite e foi um momento em que se destacaram os agradecimentos aos servidores e estudantes envolvidos para tornar os jogos uma realidade.

"Para vocês estarem vivendo este momento, muitas pessoas se dedicaram a pensar e executar inúmeras tarefas. Por isso, valorizem as oportunidades que o IFRS lhes dá, não só de formação profissional, mas de formação humana e cidadã", frisou a pró-reitora de Extensão, Viviane Silva Ramos. "Nosso desejo é que nestes três dias vocês possam viver intensamente as atividades esportivas, recreativas e culturais e que elas possam transcender a competição para promoverem o mais sublime dos objetivos pensados para estes jogos: a integração. Em todos os momentos da vida, mais importante do que vencer é ter a oportunidade de participar."

Representando a reitora Cláudia Schiedeck Soares de Souza, o pró-reitor de Ensino, Amilton de Moura Figueiredo, salientou que realizar os jogos é um sonho da instituição, concretizado graças ao apoio de todos. "Trabalharemos para que os jogos façam parte da cultura e da identidade de nossa instituição", disse, complementando: "Atividades como essas reforçam o caráter de inteiro, de unidade do IFRS".

Conduzidos pelo aluno Guilherme Arthur Nienov, do Campus Feliz, os estudantes fizeram o juramento do atleta, comprometendo-se com o repeito aos adversários, colegas e organização do evento e com o cumprimento das regras da competição.

Outra fala na abertura foi da coordenadora de extensão e professora de Educação Física do Campus Caxias do Sul, Daiane Toigo Trentin, representando a comissão organizadora dos Jogos. Daiane lembrou do comprometimento dos servidores acompanhantes das delegações, os quais, desde antes do evento, precisam reunir-se com os pais, buscar autorizações e assumir a responsabilidade pelos grupos de alunos. Daiane frisou ainda que os jogos são o momento de coroação das atividades esportivas do IFRS, mas a base de tudo são as aulas de educação física nos campi, que merecem ser valorizadas e estimuladas.

Os 2º Jogos do IFRS

A solenidade de abertura ocorreu na noite do dia 27, mas as atividades esportivas já estavam ocorrendo desde a manhã e vão até sábado, dia 29. São quase 400 estudantes atletas que participam do evento, em atividades competitivas e de integração nas modalidades: futsal, voleibol, handebol, xadrez, tênis de mesa e vôlei de praia; categorias masculino e feminino. Participam 12 campi: Bento Gonçalves, Canoas, Caxias, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Restinga, Rio Grande, Sertão e Vacaria.

Entre os objetivos está incentivar a prática de esportes e a busca por uma melhor qualidade de vida nos estudantes do IFRS. Os jogos também definirão as equipes que representarão a instituição nas etapas regional e nacional dos Jogos dos Institutos Federais. A etapa regional ocorrerá em outubro na Sociedade Ginástica, em Novo Hamburgo. A nacional será de 12 a 15 de novembro em Goiânia.

Durante os três dias ocorrem oficinas de integração, ministradas por alunos do curso Tecnologia em Gestão Desportiva e de Lazer, do Campus Restinga. Entre os temas abordados estão jogos tradicionais, cooperativos, circenses, de adivinhação, escolares e de cartas; gincana recreativa e de perguntas; literatura cordel; práticas de dança e teatrais.

Galeria

Aluno Guilherme conduziu juramento dos atletas Autoridades presentes na abertura dos 2º Jogos IFRS

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Rua General Osório, 348 | Bairro Centro | CEP: 95700-086 | Bento Gonçalves/RS

E-mail: gabinete@ifrs.edu.br | Dúvidas de Acessibilidade: acoes.inclusivas@ifrs.edu.br | Ouvidoria | Telefone: (54) 3449-3300