Ir para o conteúdo
Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Pesquise aqui
Início do conteúdo

Diretora de extensão do Campus Rio Grande representa APL no Reino Unido

A diretora de extensão do Campus Rio Grande do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Viviani Kwecko, será uma das representantes brasileiras do Arranjo Produtivo Local do Polo Naval e Offshore de Rio Grande e Entorno (APL), durante viagem ao Reino Unido que se inicia no dia 12 de setembro de 2015. O APL é uma união de esforços das entidades associadas da qual o IFRS faz parte e está representado por Viviani e tem como objetivo fomentar e facilitar a interação organizada e estruturada entre todos os atores do setor e cadeira produtiva de construção naval e offshore no território de Rio Grande, São José do Norte, Pelotas, Arroio do Padre e Capão do Leão, aumentando a eficiência das empresas localizadas no arranjo, promovendo o adensamento produtivo na região e mitigando as externalidades negativas do desenvolvimento econômico.

A viagem faz parte do Oil and Gas Capacity Building Programme, projeto da Embaixada Britânica do qual o APL faz parte, e terá por objetivo a realização de reuniões com instituições de ensino, associações e parques tecnológicos locais para a exploração de possibilidades de parcerias e transferência de tecnologia e conhecer as práticas de governança e formas de interação entre instituições de ensino e pesquisa com o setor privado de óleo, gás e naval britânico, inclusive promovendo iniciativas futuras para graduações em níveis de especializações nas áreas técnicas e de gestão e promoção de programas de curto prazo em tecnologia de soldagem, controle de produção e administração ligada à indústria de construção naval offshore. "Para nós é um desafio não só fazer parte como protagonistas, mas atuar no arranjo de petróleo e gás promovendo a qualificação", define Viviane que também é diretora de formação de recursos humanos do APL.

A professora, juntamente com o diretor presidente do APL e vice-reitor da Furg, Danilo Giroldo e a coordenadora executiva do APL, Isabella Medeiros, estiveram nos dias 12 e 13 de agosto no Marintec South America Naval Shore, no Rio de Janeiro. A atual crise no setor de construção naval e offshore brasileiro e seus impactos foram amplamente debatidos entre APL, Petrobras/Prominp, MDIC, ABDI, ANP, Abenav, Onip, Abinee, Abimaq e Enseada Indústria Naval S.A. Na ocasião, os representantes do APL também debateram as especificidades e a potencialidade do território de Rio Grande e entorno para o cumprimento das taxas de conteúdo local com o chefe da coordenadoria da ANP, Marco Túlio Rodrigues, que manifestou sua intenção em participar da 4ª Feira do Polo Naval de Rio Grande, que será realizada de 10 a 12 de novembro e está sendo promovida pelo APL.

Um ano da Associação APL

A celebração do primeiro aniversário da Associação APL coincidiu com o evento de encerramento do Projeto Prominp IND P&G 75: Propostas de Política para Mobilização e Desenvolvimento de APLs para o setor de petróleo, gás e naval, realizado no dia 14 de agosto pelo MDIC e Prominp na sede do BNDES, no Rio de Janeiro. Este projeto marcou o início da mobilização para a estruturação do APL Polo Naval e Offshore de Rio Grande e entorno. Além da avaliação dos resultados do Projeto e o destaque para o território de Rio Grande e entorno pelos avanços obtidos, foi anunciada a continuidade do programa e a importância dos arranjos produtivos locais como elemento central da política de desenvolvimento econômico e social do país.

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Rua General Osório, 348 | Bairro Centro | CEP: 95700-086 | Bento Gonçalves/RS

E-mail: gabinete@ifrs.edu.br | Dúvidas de Acessibilidade: acoes.inclusivas@ifrs.edu.br | Ouvidoria | Telefone: (54) 3449-3300