Ir para o conteúdo
Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Pesquise aqui
Início do conteúdo

Guia de turismo: curso técnico gratuito é oferecido na modalidade a distância

Seleção para o curso EAD Técnico em Guia de Turismo

Uma oportunidade de tornar-se técnico em guia de turismo fazendo o curso a distância, de forma gratuita e com a qualidade do ensino federal. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), por meio do Campus Osório, está abrindo inscrições para a seleção ao curso técnico subsequente ao ensino médio em Guia de Turismo. As inscrições podem ser feitas de 20 de agosto a 1º de setembro de 2015, pelo site ead.ifrs.edu.br.

São 150 vagas, distribuídas nos polos EAD do IFRS localizados nos municípios de Balneário Pinhal, Santo Antônio da Patrulha e São Francisco de Paula. Nos polos (endereços abaixo) e no Campus Osório, há computadores disponíveis para os interessados em realizar a inscrição.

É pré-requisito para o curso ter ensino médio completo e a seleção ocorrerá por meio de sorteio público, caso o número de inscritos ultrapasse o de vagas. As aulas serão realizadas via web, podendo ser assistidas pelos computadores disponíveis nos polos ou de qualquer outro local. No entanto, haverá encontros e atividades presenciais e o aluno precisa ter disponibilidade*. Os polos de apoio contam com um tutor presencial que auxiila o aluno em suas atividades.

O curso terá duração de dois anos, com início previsto para setembro de 2015. É oferecido por meio do programa federal Rede Escola Técnica Aberta do Brasil (e-Tec Brasil). Mais informações no site ead.ifrs.edu.br ou pelo e-mail nead@osorio.ifrs.edu.br.

 

*Por exigência legal, os cursos a distância devem possuir 20% da carga horária com atividades presenciais. Os candidatos precisam escolher um polo de apoio presencial no qual realizarão esses momentos, que incluirão aulas, avaliações e práticas de guiamento, entre outras. Nas práticas de guiamento, que são uma exigência do Ministério do Turismo, o aluno deverá ter 100% de frequência. Os momentos presenciais poderão ser realizados no turno da noite e/ou sábados e domingos.

 

Endereços:

Campus Osório: Avenida Santos Dumont, 2127, Bairro Albatroz, Osório, RS

Polo Balneário Pinhal: Rua São Jerônimo, 826 - Distrito de Magistério, Balneário Pinhal, RS;

Polo Santo Antônio da Patrulha: Rua Barão do Cahy, 125, Cidade Alta, Santo Antônio da Patrulha, RS;

Polo São Francisco de Paula: Rua Manoel Vicente Ferreira, 1º andar, nº 329, Bairro Centro, Cidade São Francisco de Paula, RS.

 

Sobre o técnico em guia de turismo

O profissional formado no curso pelo IFRS está capacitado para orientar, assistir e conduzir pessoas ou grupos durante traslados, passeios, visitas e viagens, nos âmbitos municipal, estadual, nacional e da América do Sul, com ética profissional e respeito ao ambiente, à cultura e à legislação. Informa sobre aspectos socioculturais, históricos, ambientais, geográficos e outros de interesse do turista. Apresenta ao visitante opções de roteiros e itinerários turísticos disponíveis e, quando for o caso, concebe-os considerando as expectativas ou necessidades do visitante. Utiliza instrumentos de comunicação, localização, técnicas de condução, de interpretação ambiental e cultural.

Pode atuar em órgãos de turismo de empresas públicas, privadas e do terceiro setor, operadoras e agências de turismo e de viagens, companhias aéreas, parques, bem como de forma autônoma.

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Rua General Osório, 348 | Bairro Centro | CEP: 95700-086 | Bento Gonçalves/RS

E-mail: gabinete@ifrs.edu.br | Dúvidas de Acessibilidade: acoes.inclusivas@ifrs.edu.br | Ouvidoria | Telefone: (54) 3449-3300