Ir para o conteúdo
Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Pesquise aqui
Início do conteúdo

Mestrado Profissional em Informática na Educação tem aula inaugural

Aula inaugural do mestrado em Informática na Educação

Um momento para ficar marcado na história do IFRS. Na tarde desta terça-feira, 18 de agosto de 2015, foi realizada a aula inaugural do primeiro curso de pós-graduação stricto sensu do Campus Porto Alegre do IFRS: o Mestrado Profissional em Informática na Educação. Os vinte alunos da primeira turma do curso foram recepcionados no auditório do 9º andar do câmpus.

A mesa de abertura do evento contou com a participação do Pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFRS, Julio Xandro Heck; do diretor de Desenvolvimento Institucional do Câmpus Porto Alegre, Claudio Farias, representando o diretor-geral Paulo Sangoi; da diretora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do campus, Maria Cristina França; e do coordenador do curso, Marcelo Augusto Schmitt.

Em sua fala, o coordenador do curso, professor Marcelo Schmitt, fez agradecimentos aos envolvidos na realização do curso, desejou boas-vindas aos alunos e que "este avanço do estudo e da pesquisa efetivamente traga frutos do trabalho, traga novas perspectivas".

A diretora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do campus, Maria Cristina, encerrou sua palavras com uma convocação a todos: "Vamos construir juntos um curso que se destaque naquilo que se propõe e que possa, efetivamente, contribuir para a solução dos problemas dos setores da sociedade em uma posição de autoridade científica".

Representando a direção-geral, o professor Claudio Farias, após relembrar a trajetória de criação de novos cursos em diferentes níveis de ensino, desde a escola técnica ao IFRS, colocou: "Nossa primeira turma de mestrado profissional é de certa forma nosso ápice, ainda que eu entenda que não é a nossa última conquista. Com vocês, novos desafios surgem, e agora o limite passa a ser mais alto. Vocês estão participando da primeira turma de mestrado profissional do instituto que é considerado número um no país."

Mais recursos para a pesquisa e a pós-graduação

Após seu pronunciamento de boas-vindas e agradecimentos, o pró-reitor Julio Heck fez anúncios importantes no âmbito da pesquisa, pós-graduação e inovação do Instituto. "A Pró-Reitoria de Pesquisa compromete-se a aumentar consideravelmente os recursos transferidos para o Campus Porto Alegre e para todos os campus do IFRS para subsidiar a ida de servidores e alunos a eventos científicos: dobraremos os recursos que enviamos para este campo. Lançaremos, já programado e já previsto em orçamento, um edital específico do IFRS para atendimento de parceiros demandantes, para solução de problemas de empresas, cooperativas, escolas, ONGs, associações de bairro; são recursos do IFRS para fomentar vinte projetos, dinheiro que vem de uma nova rubrica, que graças aos bons indicadores institucionais de pesquisa e pós-graduação nós temos para apresentar."

Ele ainda acrescentou o último anúncio: "Instituímos um fomento especial para apoio aos programas de mestrado do IFRS; para 2016 já previmos R$ 25 mil para cada um dos programas, para que os alunos e professores do curso possam ir a eventos, apresentar seus trabalhos, pagar pelas publicações que porventura cobrem." Para finalizar, o pró-reitor colocou: "Ratifico minha mais absoluta convicção de que nenhum instituto federal do Brasil propicia tantas e tão diversas políticas institucionais para pesquisa, pós-graduação e inovação como o IFRS".

Após a abertura, os alunos receberam kits de boas-vindas e foram levados para conhecer as obras dos novos espaços que serão destinados a instalações de infraestrutura (laboratórios e salas de aula) dos cursos da área de Tecnologia da Informação (entre eles o mestrado), localizados no prédio B da sede Centro (edifício-garagem anexo).

Em seguida, a turma retornou para a continuação da aula inaugural, que contou ainda com as palestras das professoras Liane Tarouco (docente da UFRGS e colaboradora do mestrado do IFRS), falando sobre tecnologia e aprendizagem; e Rosa Maria Vicari (docente da UFRGS e colaboradora do mestrado do IFRS).

 

Sobre o curso

O Mestrado Profissional em Informática na Educação é uma proposta de pós-graduação stricto sensu do IFRS que busca qualificar professores da educação básica e superior, gestores educacionais e profissionais das áreas de educação e de informática, para atuarem no campo interdisciplinar das tecnologias de informação e comunicação aplicadas à educação, a partir da imersão na pesquisa, com vistas à apropriação, à inovação e à articulação das tecnologias a contextos e situações educacionais diversos.

O curso tem como sede o Campus Porto Alegre e conta, no seu corpo docente, com a participação de professores doutores do campus, bem como dos campus Canoas e Bento Gonçalves do IFRS. Esta proposta surge no contexto atual de uma demanda reprimida de necessidade de uso das tecnologias educacionais por professores da rede pública e em consonância com a situação apontada pelo Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) 2011-2020 do Governo Federal, que indica a necessidade de criação de mestrados profissionais "para os setores de serviços público e privado" (PNPG, 2010).

Texto e fotos: Cristine Stella Thomas, Comunicação do Campus Porto Alegre

Galeria

Aula inaugural do mestrado em Informática na Educação

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Rua General Osório, 348 | Bairro Centro | CEP: 95700-086 | Bento Gonçalves/RS

E-mail: gabinete@ifrs.edu.br | Dúvidas de Acessibilidade: acoes.inclusivas@ifrs.edu.br | Ouvidoria | Telefone: (54) 3449-3300