Ir para o conteúdo
Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Pesquise aqui
Início do conteúdo

Aula inaugural do mestrado em Tecnologia e Engenharia de Materiais marca o início dos cursos stricto sensu no IFRS

Aula inaugural marca nova fase no IFRS

A aula inaugural do mestrado profissional do Programa de Pós-graduação em Tecnologia e Engenharia dos Materiais (PPG-TEM) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), ocorreu no Campus Caxias do Sul, na sexta-feira, dia 14 de agosto de 2015, no laboratório de Processamento de Polímeros e Conformação Mecânica. O evento contou com a participação do Pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Osvaldo Casares Pinto, do Pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Julio Xandro Heck, dos diretores-gerais do Campi Caxias do Sul, Tatiana Weber; Farroupilha, Ivan Jorge Gabe; e Feliz, Giovani Forgiarini Aiub. Também estiveram presentes a Pró-reitora Adjunta de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Clarice Monteiro Scott, e o Coordenador do curso, Rudinei Fiorio, acompanhado dos professores e alunos selecionados para a primeira turma.

O Pró-reitor Julio Heck, disse que "com o início das aulas do mestrado, o IFRS consolida efetivamente a sua verticalidade e o seu papel de atendimento às demandas locais". Em seu pronunciamento, o Coordenador do curso, Rudinei Fiorio, agradeceu a contribuição de todos, destacando o apoio dos principais sindicatos voltados à área. O professor destacou a ênfase do mestrado profissional oferecido pelo Instituto, diferenciando-o dos programas de mestrado acadêmico mais tradicionais: "O mestrado profissional têm uma relação estreita, de parceria com as empresas, objetivando qualificar os profissionais das e para as indústrias em que atuam, o que muitas vezes não é observado em mestrados acadêmicos". Para ele, o curso busca unir os recursos presentes no IFRS com os disponíveis nas indústrias, visando a solução de problemas tecnológicos, tanto de processos, quanto de produtos, por meio da prática científica e da inovação.

O palestrante César Liberato Petzhold, professor titular e diretor do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), destacou o pioneirismo do IFRS em oferecer um mestrado nesta área, fazendo um relato histórico do desenvolvimento dos materiais na pesquisa científica e do aperfeiçoamento dos processos nas indústrias.

Sobre

O PPG-TEM oferece o curso de mestrado profissional em Tecnologia e Engenharia de Materiais concomitantemente nos campi de Caxias do Sul, Farroupilha e Feliz. O corpo docente permanente é composto atualmente pelos professores Alexandre Luis Gasparin (Caxias do Sul), André Zimmer (Feliz), Daniela Lupinacci Villanova (Farroupilha), Edson Luiz Francisquetti (Farroupilha), Juliano Cantarelli Toniolo (Caxias do Sul) e Rudinei Fiorio (Caxias do Sul). Conta ainda com a atuação de professores colaboradores: Cesar Liberato Petzhold e Saulo Roca Bragança, ambos da Ufrgs. Informações sobre o mestrado podem ser conferidas no site http://ppgtem.ifrs.edu.br/

 

Matéria: Cátia Sandri - Campus Caxias do Sul

Fotos: Guilherme Pedó Vens

Galeria

Alunos e professores do curso O palestrante durante aula inaugural Autoridades acadêmicas durante a abertura do evento

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Rua General Osório, 348 | Bairro Centro | CEP: 95700-086 | Bento Gonçalves/RS

E-mail: gabinete@ifrs.edu.br | Dúvidas de Acessibilidade: acoes.inclusivas@ifrs.edu.br | Ouvidoria | Telefone: (54) 3449-3300