Ir para o conteúdo
Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Pesquise aqui
Início do conteúdo

Começa mais uma edição do seminário de iniciação ao serviço público

Vicente, durante sua explanação

Teve início nesta segunda-feira, 03 de agosto de 2015, mais uma edição do Seminário de Ambientação Institucional e Iniciação ao Serviço Público. Voltado a novos servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), o evento conta com cerca de 200 participantes, de 16 câmpus e da Reitoria da instituição.

Na abertura, o diretor de Gestão de Pessoas do IFRS, Luiz Vicente Koech Vieira, deu boas-vindas aos novos servidores, falou da preocupação em integrá-los e do número crescente de novos colaboradores que a instituição vem recebendo. "Tivemos quatro edições deste seminário. O projeto passou por algumas modificações, mas preservamos a ideia principal que é oferecer informações de qualidade e que esclareçam mais sobre o serviço público aos nossos servidores." Vicente falou também sobre as parcerias com a Diretoria de Comunicação que têm resultado em projetos como o Guia de ambientação aos servidores e o Guia de Recepção, que está em fase de finalização.

A reitora do IFRS, Cláudia Schiedeck Soares de Souza, começou sua fala desejando boas-vindas a todos e fazendo uma série de agradecimentos. Citou a integração e a competência da equipe de Pró-reitores: Amilton de Moura Figueiredo (ensino), Júlio Xandro Heck (pesquisa, pós-graduação e inovação), Viviane Silva Ramos (extensão), Giovane Silveira Petiz (administração) e Osvaldo Casares Pinto (desenvolvimento institucional), além de outras equipes e em especial as tradutoras e intérpretes de Língua Brasileira de Sinais que estão presentes no seminário, garantindo a acessibilidade, premissa básica no IFRS. Cláudia lembrou seu exemplo ao entrar na instituição, à época Escola Agrotécnica Federal Presidente Juscelino Kubitschek, hoje Câmpus Bento Gonçalves: "Cheguei sem conhecer e saber de nada, é inevitável que se sinta perdido, como aconteceu comigo. Este seminário visa sanar esta lacuna, aproveitem este momento para discutir os rumos do IFRS. Somos todos responsáveis pelo ensino que o Instituto oferece", defendeu.

Palestra de abertura

A primeira palestra do seminário ficou a cargo do Diretor-geral do Câmpus Viamão, Alexandre Martins Vidor, Institutos Federais - história e perspectivas, em que abordou as concepções e diretrizes dos Institutos Federais no contexto da educação profissional e tecnológica. Vidor iniciou apresentando o que chamou de certidão de nascimento dos IFs, o decreto 7.566, datado de 23 de setembro de 1909, que criou as escolas de aprendizes artífices, com a criação de 19 escolas no país. Na sequência, o professor apresentou todo o histórico até chegar aos dias atuais. "De 1909 até o ano de 2005, de 19 escolas passamos a contar com apenas 140 em todo Brasil. No Uruguai, país do tamanho do Rio Grande do Sul, eram 150 escolas técnicas. Hoje temos mais de 520 câmpus em todo país", comemorou. Outro assunto que mereceu destaque foi a autonomia para a implantação de cursos em todos os níveis e modalidades de ensino, além do novo plano de carreira para servidores destas instituições.

O seminário segue até a próxima quarta-feira, com palestras e momentos de integração entre os servidores do IFRS.

Galeria

A Reitora do IFRS, durante seu discurso A palestra de Alexandre Vidor

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Rua General Osório, 348 | Bairro Centro | CEP: 95700-086 | Bento Gonçalves/RS

E-mail: gabinete@ifrs.edu.br | Dúvidas de Acessibilidade: acoes.inclusivas@ifrs.edu.br | Ouvidoria | Telefone: (54) 3449-3300