Ir para o conteúdo
Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Pesquise aqui
Início do conteúdo

Servidores do IFRS participam de capacitação para o Educacenso 2015

Na tarde da última sexta-feira, 17 de julho de 2015, servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) participaram de uma capacitação referente à primeira etapa do Educacenso 2015. O encontro ocorreu na 16ª Coordenadoria de Educação (CRE), em Bento Gonçalves, tendo como público os profissionais que atuam diretamente no sistema, na Reitoria e nos câmpus. A instrutora foi a professora Sandra Mara Tomasini Josende, responsável pelo Educacenso na 16ª CRE.

A Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional (Prodi), através da Procuradoria Institucional, responsável por gerenciar todo o processo de coleta das informações do Censo, organizou a capacitação e participou juntamente com os auxiliares institucionais dos Câmpus Alvorada, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Restinga e Viamão.

Sobre o Censo

O Censo Escolar é um levantamento de dados estatísticos educacionais de âmbito nacional realizado todos os anos e coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). É feito com a colaboração das secretarias estaduais e municipais de educação e com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país. Trata-se do principal instrumento de coleta de informações da educação básica, que abrange diferentes etapas e modalidades. O Censo Escolar coleta dados sobre estabelecimentos de ensino, turmas, alunos, profissionais escolares em sala de aula, movimento e rendimento escolar.

Essas informações são utilizadas para traçar um panorama nacional da educação básica e servem de referência para a formulação de políticas públicas e execução de programas na área da educação, incluindo os de transferência de recursos públicos como alimentação e transporte escolar, distribuição de livros, implantação de bibliotecas, instalação de energia elétrica, Dinheiro Direto na Escola e Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Além disso, os resultados obtidos no Censo Escolar sobre o rendimento (aprovação e reprovação) e movimento (abandono, transferência, falecimento) escolar dos alunos do ensino fundamental e médio, juntamente com outras avaliações do Inep (Saeb e Prova Brasil), são utilizados para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), indicador que serve de referência para as metas do Plano Nacional da Educação (PNE), do Ministério da Educação.

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Rua General Osório, 348 | Bairro Centro | CEP: 95700-086 | Bento Gonçalves/RS

E-mail: gabinete@ifrs.edu.br | Dúvidas de Acessibilidade: acoes.inclusivas@ifrs.edu.br | Ouvidoria | Telefone: (54) 3449-3300