Ir para o conteúdo
Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Pesquise aqui
Início do conteúdo

Pesquisa de aluno do IFRS ganha destaque internacional

Alessandro, professora Flávia e Yasmin, do Câmpus Osório

A pesquisa Reaproveitamento de subprodutos agroindustriais no desenvolvimento de produto enriquecido com fibras para celíacos, do aluno e pesquisador Alessandro Hippler Roque, do Câmpus Osório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), vem sendo destaque em eventos científicos de cunho nacional e internacional. O mais recente é a seleção para participar da 4ª edição do Prêmio Jovens Fora de Série. O prêmio é uma iniciativa da Fundação Estudar para incentivar a participação de estudantes de ensino médio em atividades extracurriculares como olimpíadas do conhecimento e feiras de ciência. O prêmio contempla curso de inglês com duração de um ano; participação no programa de orientação de carreira; e em workshops de liderança e bate-papos com jovens de destaque em diversas áreas de atuação.

Na semana passada (12 a 18/07/2015), o estudante participou da 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), no Câmpus da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), município de São Carlos, em São Paulo. O evento é a maior feira de ciências da América Latina. A foto de Alessandro estampou um dos estandes de divulgação da feira (galeria). Para a orientadora do aluno, Flávia Twardowski, professora de Gestão da Qualidade, Estatística e disciplinas do curso de panificação do câmpus "É indescritível a emoção de saber que o nosso trabalho não apenas representa a ciência jovem do país, mas é reconhecido pelo Ministério de Ciência e Tecnologia".

Trajetória de sucesso

O jovem esteve por duas vezes nos Estados Unidos este ano, primeiro em maio, como um dos representantes brasileiros na maior feira pré-universitária de ciências do mundo, a Intel ISEF (Intel International Science and Engineering Fair), em que recebeu menção honrosa da Sociedade Americana de Estatística. A vaga foi conquistada durante a apresentação da pesquisa de Alessandro na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), promovida pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). Depois foi a vez da Genius International High School Project Competitions, feira científica voltada a compreensão global das questões ambientais e de promoção da sustentabilidade, no mês de junho. O aluno recebeu medalha de bronze, certificado e um tablet na categoria Ciência, pelo trabalho apresentado.

Celíacos contemplados no projeto

O projeto de Alessandro tem por objetivo desenvolver um produto de panificação para o público intolerante ao glúten (celíaco) que seja agradável ao paladar e acrescido de fibras. Para isso, reaproveita subprodutos da agroindústria da região do litoral norte do Rio Grande do Sul, como casca de abacaxi, banana verde e arroz integral, transformando-os em farinhas.

Desta forma, colabora para a solução de dois problemas bem distintos, conforme explica o estudante: "Ao mesmo tempo que proporciona uma alimentação rica em fibras para pessoas com doença celíaca, reaproveita resíduos da agroindústria local, diminuindo, assim, o desperdício de alimentos".

O resultado é um pão sem glúten e com 8,6% de fibra - índice considerado de alto teor pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), além de 170% mais barato do que os itens comercializados. O valor do experimento torna-se ainda maior diante dos dados sobre a população celíaca, que em todo o globo representa 1%, e no Rio Grande do Sul chega a 5% do total de habitantes.

Galeria

A professora Flávia e o presquisador Alessandro Alessandro e sua orientadora, a professora Flávia Alessandro (à esquerda) teve mereceido destaque no evento Alessandro estampa estande em SP

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Rua General Osório, 348 | Bairro Centro | CEP: 95700-086 | Bento Gonçalves/RS

E-mail: gabinete@ifrs.edu.br | Dúvidas de Acessibilidade: acoes.inclusivas@ifrs.edu.br | Ouvidoria | Telefone: (54) 3449-3300