Ir para o conteúdo
Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Pesquise aqui
Início do conteúdo

Conif apresenta à Capes proposta de mestrado para a Rede Federal

O projeto de mestrado em rede, proposto pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), foi submetido na terça-feira, 14 de julho de 2015, à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A proposta do programa de mestrado, denominado Prof EPT, foi elaborada por um grupo de trabalho (GT) do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Forpog), a partir de articulação do Conif com a Capes.

IFRS participa do projeto

Cumprindo critérios estabelecidos pelo GT, inicialmente foram credenciadas 20 instituições, entre elas o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). A Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (Proppi) foi a responsável pela elaboração da proposta no Instituto. "Foram dias de trabalho intenso, reunindo informações de todos os Câmpus do Instituto e abastecendo os diversos formulários solicitados pelo GT. Mas o resultado final foi excelente", contou o Pró-reitor da pasta, Júlio Xandro Heck. Cada instituição possuirá um polo com 5 a 12 docentes.

As vagas serão para servidores técnico-administrativos e professores de todas as instituições da Rede Federal. O curso será semipresencial, com 510 horas de atividades didáticas, e as linhas de pesquisas voltadas à educação profissional e tecnológica. A periodicidade de oferta será anual, abrindo até mil vagas por ano.

Programa pode ser ampliado

De acordo com a coordenadora da Câmara de Pesquisa e Inovação do Conif, Maria Clara Kaschny Schneider, o programa, que é um sonho antigo da Rede Federal, passará por um constante processo de aperfeiçoamento e poderá ser ampliado. "O Conif e o Forpog estão à disposição da Capes no decorrer da análise e atentos para o que for necessário, seja para fazer melhorias ou prestar esclarecimentos sobre o projeto", disse.

O GT é coordenado pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação do Instituto Federal do Goiás (IFG), Ruberley Rodrigues de Souza, e têm como integrantes Joana Peixoto (IFG), Alexandre Lopes de Oliveira (IFRJ), José Espínola Junior (IFS), Raymundo Ferreira Filho (IFSul), Cristhianny Barreiro (IFSul), Rony Cláudio de Oliveira Freitas (Ifes), Francisco Regis Vieira Alves (IFCE), Maria dos Anjos Lopes Viella (IFSC), Frederico Souza Lima Caldoncelli Franco (IF Sudeste MG), Rogério Murta (IFNMG) e Robson Caldas de Oliveira (Setec).

Assessoria de Comunicação Conif

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Rua General Osório, 348 | Bairro Centro | CEP: 95700-086 | Bento Gonçalves/RS

E-mail: gabinete@ifrs.edu.br | Dúvidas de Acessibilidade: acoes.inclusivas@ifrs.edu.br | Ouvidoria | Telefone: (54) 3449-3300