Ir para o conteúdo
Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Pesquise aqui
Início do conteúdo

IFRS sedia Olimpíada Estadual das Apaes

Desfile de apresentação das macrorregionais

De 12 a 14 de julho de 2015 o Câmpus Sertão do Instituto Federal do Rio Grande do Sul sedia a XIX Olimpíada Estadual das Apaes. São cerca de 500 participantes com deficiência intelectual e múltipla, de ambos os sexos e de todas as faixas etárias, provenientes de cinco macrorregiões do RS, representando 55 municípios. Nos três dias de competição, os participantes disputam dez modalidades esportivas, entre elas: Atletismo, Natação, Tênis de Mesa, Capoeira, Ginástica Rítmica, Ginástica Artística, Futsal Masculino, Futebol Sete Masculino, Handebol Feminino e Bocha Adaptada.

A abertura oficial do evento aconteceu na noite de domingo (12/07), no ginásio de esportes do Câmpus. Foram convidados a compor a mesa de autoridades o diretor-geral do Câmpus Sertão do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) Lenir Antonio Hannecker, o presidente do 16º Conselho Regional das APAEs do Estado, João Carlos Andrades, o presidente da Federação das APAES do Estado Luiz Alberto Maioli, representante da Federação Nacional das APAES Claudio Pizzatto, a autodefensora das APAES do RS Pâmela Petry e o presidente da APAE de Getúlio Vargas Luiz Carlos Franklin da Silva.

Na cerimônia de abertura, as delegações das cinco macrorregionais foram apresentadas num desfile. Em seguida, o representante da Federação Nacional das APAES Claudio Pizzatto declarou aberta oficialmente a XIX das Olimpíadas Estaduais das Apaes.

O diretor-geral do Câmpus Sertão do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Lenir Antonio Hannecker, falou da gratidão pela escolha da Instituição para sediar a XIX Olimpíada Estadual das APAES. "Nestes três dias de competição, veremos uma grande confraternização e temos muito orgulho de participar desta história sediando o evento", comentou.

O presidente do 16º Conselho Regional das Apaes do Estado, João Carlos Andrades, pontuou que investir no esporte é investir na qualidade de vida e na melhoria da autoestima das pessoas com necessidades específicas.

Para o presidente da Federação das Apaes do Estado, Luiz Alberto Maioli, a parceria com o Câmpus Sertão foi fundamental na realização da XIX Olimpíada Estadual das Apaes. "Nas olimpíadas, todo mundo é igual. O preconceito deixa de existir. Quem dera os participantes fossem tratados em seu dia a dia com o mesmo respeito que encontram aqui", destacou.

O representante da Federação Nacional das Apaes, Claudio Pizzatto, ressaltou que as maiores conquistas das Olimpíadas são as amizades feitas nos momentos de integração. "Ao sediar este evento, o IFRS está provando que é possível fazer inclusão, sim", considerou.

A autodefensora das Apaes do RS, Pâmela Petry, lembrou que todos os participantes são vencedores. "Estamos aqui mostrando que somos capazes. Todos podemos fazer aquilo que queremos e não dependemos da opinião de ninguém", disse, emocionando a todos.

A abertura oficial contou com a apresentação da Orquestra Sinfônica de Estação e com a apresentação do vocal do CTG Tropeiros da Cultura do Câmpus Sertão que transformou a cerimônia em um fandango onde os participantes puderam se aquecer para as provas esportivas da manhã seguinte.

O Câmpus Sertão oferece além da infraestrutura esportiva (campo, ginásio e quadras) hospedagem e alimentação. Para realizar o evento, 50 professores e técnicos administrativo, sete alunos bolsistas e 11 alunos voluntários do Câmpus Sertão trabalham na recepção das macros, no auxílio à locomoção dos participantes, no refeitório auxiliando nas refeições, na organização das provas esportivas e na arbitragem.

De acordo com a coordenadora do Napne do Câmpus Sertão, Naiara Migon, o evento é um marco na Instituição. "É muito importante ver todos se envolvendo na atividade de organização e ver que a inclusão é possível. Este evento vai acabar com muitos preconceitos, pois convivendo com pessoas com necessidades específicas percebemos o quanto eles são capazes e o quanto precisar superar limites diariamente", comentou.

A expectativa da comissão organizadora é que a chuva dê uma trégua para a realização das atividades esportivas de atletismo ao ar livre.

O evento é uma promoção e realização da Federação das APAEs do Estado do Rio Grande do Sul, do 16º Conselho Regional das Apaes do Rio Grande do Sul, e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Sertão. A organização das Olimpíadas no Câmpus está a cargo do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne).

As Olimpíadas

O movimento Apaeano conta com 2.143 Apaes filiadas no Brasil, e em cada Estado uma Federação Estadual. No Rio Grande do Sul são 209 Apaes que fazem um trabalho de destaque entre as instituições que oferecem um atendimento nas áreas de: Assistência Social, Cultura, Educação, Saúde, Esporte e Lazer, com atividades para atender as Pessoas com Deficiência Intelectual e Múltipla. A Federação das APAES do Estado do RS têm sua sede em Porto Alegre e é filiada na Federação Nacional das Apaes do Brasil, com sede em Brasília.

As atividades desenvolvidas pelas APAES dentro da área de Esporte e Inclusão tiveram inicio em 1960 no Rio de Janeiro.

Em 1967 o Serviço de Educação Física passou a ser fator fundamental na integração social dos alunos, facilitando sua socialização e sendo incluído no currículo das Escolas das Apaes.

Neste contexto, as Pessoas com Deficiências Intelectual e Múltipla atendidas nas instituições, passaram a praticar várias modalidades esportivas: basquete, handebol, futebol de salão e de campo, atletismo, ginástica, natação entre outras.

A primeira Olimpíada Nacional das Apaes foi realizada em 1973, no Rio de Janeiro. A partir deste evento as Olimpíadas ficaram institucionalizadas no Estatuto das Apaes. Já foram realizadas 18 edições, sendo que a 1ª do Estado foi realizada em 1974 na cidade de Rio Grande.

A primeira etapa da XIX Olimpíada Especial das Apaes iniciou com a realização das Macros Olimpíadas nas cidades de Osório, Lajeado, Passo Fundo e Alegrete.

Texto: Lisiane Schuster Gobatto - Comunicação do Câmpus Sertão

 

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Rua General Osório, 348 | Bairro Centro | CEP: 95700-086 | Bento Gonçalves/RS

E-mail: gabinete@ifrs.edu.br | Dúvidas de Acessibilidade: acoes.inclusivas@ifrs.edu.br | Ouvidoria | Telefone: (54) 3449-3300