Ir para o conteúdo
Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Pesquise aqui
Início do conteúdo

Obrigatoriedade e qualificação da extensão estiveram em debate

Servidores reuniram-se em Bento Gonçalves

Novas e importantes diretrizes para a extensão das instituições de ensino foram discutidas durante o 2º curso de capacitação para extensionistas do IFRS. Realizado nos dias 29 e 30 de junho, o evento reuniu aproximadamente 150 servidores em Bento Gonçalves.

Os desafios para cumprir a obrigatoriedade de dedicar 10% da grade curricular dos cursos de graduação a atividades de extensão, conforme a estratégia 12.7 do Plano Nacional de Educação, estiveram em pauta. A exigência precisa estar contemplada a partir de 2020, e para isso é preciso uma preparação das instituições, o que envolve a permanente qualificação das ações de extensão. Apesar de ser indissociável do ensino e da pesquisa, a extensão precisa ir além, aproximando os estudantes da comunidade e garantindo a sua formação integral (confira as diretrizes nacionais de extensão, que estarão em destaque na Política de Extensão do IFRS, atualmente em construção)

A capacitação de extensionistas foi promovida pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e contou com as atividades:

"Diretrizes da extensão para elaboração e implementação de programas e projetos de extensão", palestra ministrada pelo pró-reitor de Extensão do IFSul, Manoel José Porto Júnior.

Mesa-redonda "Diálogo entre ensino, pesquisa e extensão: da problematização à intervenção", conduzida pela professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unisinos Maria Isabel da Cunha e pela diretora de Pesquisa e Inovação do Câmpus Osório do IFRS, Flávia Santos Twardowski Pinto.

"Elaboração de programas e projetos de extensão sob a ótica do avaliador", conduzida pela professora Cibele Schwanke, diretora de Extensão do Câmpus Porto Alegre.

"Inclusão da extensão nos currículos dos cursos de graduação: a experiência da UFRJ", ministrada pela superintendente acadêmica de Extensão da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Ana Inês Sousa.

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Rua General Osório, 348 | Bairro Centro | CEP: 95700-086 | Bento Gonçalves/RS

E-mail: gabinete@ifrs.edu.br | Dúvidas de Acessibilidade: acoes.inclusivas@ifrs.edu.br | Ouvidoria | Telefone: (54) 3449-3300