Ir para o conteúdo
Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Pesquise aqui
Início do conteúdo

Processo seletivo de estudantes do IFRS ocorre neste domingo, 5 de julho

Serão realizadas neste domingo, 5 de julho de 2015, as provas do Processo Seletivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), em 9 municípios do Rio Grande do Sul*. São 3.739 inscritos, concorrendo a 610 vagas em cursos superiores e técnicos de nível médio. Os exames serão compostos por questões objetivas e, para os cursos superiores também uma prova de redação. O objetivo é avaliar os conhecimentos adquiridos pelos candidatos nas matérias do núcleo comum do ensino médio.

As provas para os cursos superiores terão duração de 4 horas e 30 minutos. Para os cursos técnicos subsequentes duração de 3 horas e 30 minutos. Ambas serão realizadas às 8 horas e 30 minutos, do dia 5 de julho, nos locais indicados na Listagem Geral dos Candidatos, divulgadas no portal do ingresso.

*As provas ocorrerão nos municípios de Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Erechim, Feliz, Ibirubá, Osório, Porto Alegre, Rio Grande e Viamão. A lista de endereços dos locais de prova está disponível no Portal de Ingresso, desde o dia 26 de junho.

Saiba mais

Cursos superiores

Haverá uma prova de redação e 45 questões objetivas sobre as matérias: Matemática e suas Tecnologias (10 questões); Ciências da Natureza e suas Tecnologias (10 questões); Ciências Humanas e suas Tecnologias (10 questões); Linguagens e códigos e suas Tecnologias, incluindo Língua Portuguesa e língua estrangeira - espanhol ou inglês (15 questões). Os conteúdos de cada matéria estão relacionados no Manual do Candidato, disponível no Portal de Ingresso.

Sobre a redação

Será fornecido um texto motivador e será solicitado que o candidato escreva um texto argumentativo (dissertação) sobre o tema proposto. O candidato será avaliado conforme: domínio da norma culta da língua escrita; compreensão da proposta de redação e aplicação de conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema; seleção, relação, organização e interpretação de informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista; conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação; elaboração de proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. São critérios que zeram automaticamente a Redação: gênero textual diferente do solicitado; fugir do tema proposto; quantidade de linhas em desacordo com o determinado.

Cursos técnicos subsequentes

Os exames de seleção para ingresso nos cursos técnicos subsequentes são compostos de 40 questões objetivas, das matérias: Matemática e suas Tecnologias (10 questões); Ciências da Natureza e suas Tecnologias (10 questões); Ciências Humanas e suas Tecnologias (10 questões); Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (10 questões). Os conteúdos de cada matéria estão relacionados no Manual do Candidato, disponível no Portal de Ingresso.

Orientações aos candidatos:

> Chegue com 30 minutos de antecedência: não poderão realizar a prova os candidatos que se apresentarem na sala após o horário estabelecido.

> Leve caneta esferográfica azul ou preta.

> Leve a versão original de documento de identidade com foto utilizado na inscrição. Os documentos deverão estar em perfeitas condições. Não são considerados válidos os documentos onde se lê "não-alfabetizado" nem os com fotografia desatualizada.

São aceitos:

> Carteiras expedidas pelas Secretarias de Segurança Pública - Instituto de Identificação, pela Polícia Federal, pelos Comandos Militares, pela Polícia Militar e pelos órgãos ou conselhos fiscalizadores de exercício profissional; Certificado de Reservista;

> Carteiras funcionais com foto, expedidas por órgão público;

> Carteira de Trabalho;

> Passaporte;

> Carteira Nacional de Habilitação - somente modelo expedido na forma da Lei n.º 9.503/97.

Não use: véus, bonés, chapéus, gorros, lenços, aparelhos auriculares (com exceção daqueles candidatos que tiverem solicitado prova em condição especial), óculos escuros ou qualquer outro adereço que lhes cubra a cabeça, os olhos e os ouvidos.

Não porte: armas, malas, livros, calculadoras, relógio de qualquer espécie, fones de ouvido, gravadores, pagers, notebooks, telefones celulares, pen-drives, tablets ou quaisquer aparelhos eletrônicos similares.

Aparelhos eletrônicos: o candidato que se apresentar para a prova com qualquer tipo de aparelho eletrônico deverá, ao entrar na sala, desligá-lo e, sob orientação do fiscal, identificá-lo e depositá-lo no local determinado.

Saída da sala: somente será permitida a partir de 1 (uma) hora após o seu início.

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Rua General Osório, 348 | Bairro Centro | CEP: 95700-086 | Bento Gonçalves/RS

E-mail: gabinete@ifrs.edu.br | Dúvidas de Acessibilidade: acoes.inclusivas@ifrs.edu.br | Ouvidoria | Telefone: (54) 3449-3300