Ir para o conteúdo
Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Pesquise aqui
Início do conteúdo

Aberto workshop diversidade e inclusão do IFRS

O palestrante da manhã foi o professor André Luiz de Figueiredo Lázaro

Ocorreu na manhã desta terça-feira, 23 de junho de 2015, a abertura do Workshop Diversidade e Inclusão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). O evento que acontecerá em dois dias, tratará temas relacionados às ações afirmativas, direitos humanos, políticas de inclusão, pessoas com deficiência, valorização etnicorracial, gênero, combate à discriminação, dentre outros.

Compuseram a mesa de autoridades o Pró-reitor de Ensino, Amilton de Moura Figueiredo, que na oportunidade esteve representando a Reitora; a Pró-reitora de Extensão, Viviane Silva Ramos, o Pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Osvaldo Casares Pinto, o Pró-reitor de Administração, Giovani Silveira Petiz, o diretor de Gestão de Pessoas, Luiz Vicente Köche Vieira e a assessora de Ações Inclusivas, Andréa Poletto Sonza.

Promovido pela Pró-reitoria de Extensão (Proex), através da Assessoria de Ações Inclusivas, com apoio da Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP), o evento conta com a participação de 153 pessoas, e visa capacitar e promover discussões relativas à temática da diversidade e inclusão, com a finalidade de consolidar a Política de Ações Afirmativas do IFRS.

Em seu pronunciamento a assessora de Ações Inclusivas, fez um pequeno resgate histórico das ações afirmativas no IFRS, iniciando com o ingresso da primeira aluna cega no ano de 1998 e finalizou esse resgate mencionando a aprovação de cotas para negros, indígenas e pessoas com deficiências em todos os cursos de pós-graduação do Instituto, pelo Conselho Superior (Consup), neste ano de 2015. Andréa concluiu desejando que esse seja um evento em que se possa refletir sobre todas as questões voltadas às ações inclusivas, sobre uma educação para Paz, contribuindo para a construção de um IFRS cada vez melhor, para a implementação de uma instituição que efetivamente respeite e valorize a diversidade e que forme cidadãos num contexto plural, que dê vez e voz a todos.

A Pró-reitora de Extensão, em seu pronunciamento complementou a resgate histórico e completou dizendo que recentemente o instituto passou pelo recredenciamento, no qual recebeu conceito quatro, e enfatizou que as ações voltadas as questões assistivas receberam conceito cinco, conceito máximo. "Quem teve a oportunidade de ler o relatório dos avaliadores irá perceber que nos quesitos coerência entre PDI e ações de responsabilidade social, inclusão social e ações afirmativas de defesa e promoção direitos humanos e igualdade étnico-racial, recebemos conceito cinco, nota máxima".

O Pró-reitor de Ensino ressaltou os avanços que o IFRS teve com relação às ações afirmativas ao longo dos últimos anos e salientou a aprovação da Política de Ações Afirmativas pelo Consup. Figueiredo mencionou a fala da juíza que sentenciou Bolsonaro "Não se pode deliberadamente agredir e humilhar, ignorando-se os princípios da igualdade e isonomia, com base na inovação a liberdade de expressão".

As atividades desta manhã foram encerradas com a palestra Ações Afirmativas e Valorização da Diversidade no Ensino, ministrada pelo professor André Luiz de Figueiredo Lázaro, da Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais do Rio de Janeiro.

Na parte da tarde haverá a palestra Políticas Públicas e Inclusão, ministrada pela diretora de Políticas da educação Especial da Secretaria de Educação Continuada, alfabetização, diversidade e inclusão (Secadi), Martina Clarete Dutra dos Santos e pelo coordenador geral de Planejamento e Gestão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Setec/MEC), Nilton Nélio Cometti.

Exposições

- Quadro Negro de Estevão da Fontoura Haeser do Câmpus Farroupilha

- Cena 365, Ateliê de Imagens Pixel e Coletivo LGBT Nosso corpo nossa arte, de Bento Gonçalves

- Obras de arte de Élcio Iberê Bolzzan

>> Todas as atividades realizadas podem ser conferidas, nos links abaixo.

- Workshop Diversidade e Inclusão do IFRS - Dia 23/06 | Manhã -https://goo.gl/btf7op

- Workshop Diversidade e Inclusão do IFRS - Dia 23/06 | Tarde -https://goo.gl/7i87Ih

- Workshop Diversidade e Inclusão do IFRS - Dia 24/06 | Manhã | NEPGSs -https://goo.gl/0YbxJH

- Workshop Diversidade e Inclusão do IFRS - Dia 24/06 | Manhã | NEABIs -https://goo.gl/6OKDYf

- Workshop Diversidade e Inclusão do IFRS - Dia 24/06 | Manhã | NAPNEs -https://goo.gl/KMuNjQ

- Workshop Diversidade e Inclusão do IFRS - Dia 24/06 | Tarde -https://goo.gl/7EYrGG

 

 

Galeria

Mesa de autoridades na abertura do evento

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Rua General Osório, 348 | Bairro Centro | CEP: 95700-086 | Bento Gonçalves/RS

E-mail: gabinete@ifrs.edu.br | Dúvidas de Acessibilidade: acoes.inclusivas@ifrs.edu.br | Ouvidoria | Telefone: (54) 3449-3300