Ir para o conteúdo
Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Pesquise aqui
Início do conteúdo

IFRS promove segundo Seminário de Ciência e Tecnologia da Região da Serra

Júlio em seu discurso de abertura do Seminário

Com o objetivo de promover um intercâmbio entre pesquisadores, empresários, estudantes e outros profissionais ligados à área de inovação e tecnologia da região da Serra Gaúcha, foi realizado na quinta-feira, 28 de maio de 2015, a segunda edição do Seminário Regional de Ciência e Tecnologia da Região da Serra.

A palestra de abertura foi ministrada por Renato de Oliveira, diretor técnico da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, que falou sobre as políticas estaduais de ciência e tecnologia. De acordo com Oliveira, nos últimos dez anos o Brasil foi um dos países que mais investiu em ciência e tecnologia, entretanto não conseguiu preparar-se para enfrentar a crise. "Temos que pensar em uma política de ciência e tecnologia focada no desenvolvimento econômico, mas que leve em conta a escassez de recursos públicos e buscar alternativas para a atração de investimentos. É preciso estabelecer metas precisas e eleger os focos certos", defendeu. Para o palestrante um dos motivos de o empresariado não investir na área, é porque ainda não existe a cultura de fazer projetos ao invés de pesquisas. "É muito comum nos Estados Unidos, principalmente na área da saúde, a venda de projetos. Isso é vendável, é uma forma de transferir valor para a sociedade", disse.

Na sequência foram apresentados oito painéis, divididos em duas partes, primeiro: Lei do Bem, por Maria Paula Merlotti, coordenadora executiva do setor automotivo da SDECT; A Fapergs e o Fomento à pesquisa e inovação, por Marco Antonio Baldo, diretor administrativo da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Financiamento da Inovação: Linhas de crédito, subvenções e oportunidades, por Renato Hansen, Coordenador do Centro Gestor de Inovação Moveleiro e Realidades e oportunidades das políticas públicas de inovação: Parques e Polos de Inovação Tecnológica, por Renato de Oliveira.

Depois foi a vez dos painelistas apresentarem as boas práticas de inovação, a relação entre as instituições de pesquisa, desenvolvimento e inovação junto com empresas da região:

Case 1: Fepagro: Controle Estratégico do carrapato dos bovinos: um desafio aos produtores

Case 2: Embrapa: Indicações Geográficas: Experiências da parceria da Embrapa e da Aprovale;

Case 3: IFRS: Seleção de novos materiais IFRS e Grendene;

Case 4: UCS: A experiência da Imobras Motores Elétricos e o papel da UCS no processo de inovação.

A palestra final foi proferida por Marcelo Navarini, analista da Companhia Riograndense de Participações (CRP). Em sua fala, Navarini evidenciou as oportunidades de investimentos para iniciantes na inovação e no desenvolvimento tecnológico e a participação, bem como os investimentos na criação de start-ups, incubadoras, desde a concepção de ideias até fases mais avançadas de projeto, como protótipo e testes. No encerramento do evento foram reunidas demandas comuns da região na área de ciência e tecnologia, que foram entregues a Renato de Oliveira, para apresentação ao Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado, Fábio Branco.

Para o Pró-reitor de pesquisa, pós-graduação e inovação do IFRS, Júlio Xandro Heck, o seminário cumpriu o seu papel "O evento foi extremamente produtivo, principalmente porque conseguimos reunir os principais atores envolvidos com o desenvolvimento tecnológico e a inovação, que são as instituições de ensino e pesquisa, os representantes dos setores produtivos e o nossos alunos. E isso muito nos alegra, pois é o IFRS cumprindo seu papel de auxiliar no desenvolvimento da região". O evento foi promovido pelo IFRS em conjunto com a Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves, UCS, Fepagro, Embrapa e Corede-Serra.

Galeria

A primeira palestra foi proferida por Renato Oliveira

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Rua General Osório, 348 | Bairro Centro | CEP: 95700-086 | Bento Gonçalves/RS

E-mail: gabinete@ifrs.edu.br | Dúvidas de Acessibilidade: acoes.inclusivas@ifrs.edu.br | Ouvidoria | Telefone: (54) 3449-3300