Ir para o conteúdo
Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Pesquise aqui
Início do conteúdo

Organização Didática do IFRS: discussão e construção

A Organização Didática (OD) do IFRS foi aprovada pelo Conselho Superior (Consup) no final de abril de 2015, depois de uma ampla discussão entre a comunidade acadêmica. O estudo para a elaboração da OD foi iniciado em meados de 2013, pela Pró-reitoria de Ensino (Proen). Foram consultados diversos documentos da instituição, que tiveram como objetivo uma minuta que servisse de base para discussão e construção coletiva da comunidade acadêmica do Instituto.

A metodologia utilizada teve por objetivo orientar todos os processos e fluxos do debate. Foram previstos momentos de plenárias nos câmpus e etapas de estudo autogestionados, ambos para os três segmentos da comunidade acadêmica: discentes, docentes e técnicos administrativos em educação. O fluxo realizado compreendeu a etapa citada e posteriormente a discussão no comitê de ensino, para em seguida o envio para o Conselho Superior.

Como se deu o processo

A OD foi construída coletivamente e para tanto, seguiu um cronograma. A publicização do conteúdo da pré-minuta teve início com a partilha do documento junto ao Comitê de Ensino. Todo o material referente ao processo foi disponibilizado na página do IFRS.

O processo contou com a colaboração do Grupo de Trabalho (GT Redator), constituído em parceria com os câmpus, para fomentar os diálogos autogestionados, coordenar as plenárias nas unidades e efetuar a compilação, em planilha compartilhada, das contribuições dos câmpus.

De acordo com o Pró-reitor de ensino, Amilton Figueiredo, a elaboração da OD propiciou um excelente debate democrático "Se estendeu mais do que o planejado inicialmente, mas vale considerar, igualmente, que as discussões no Comitê foram momentos de produtivos debates em que se procurou contemplar as propostas dos câmpus".

A importância da OD

A OD consiste em um conjunto de normas e regulamentos que orientam os procedimentos didático-pedagógicos-administrativos da Instituição. Trata-se de um documento de caráter operacional e pedagógico, enraizado nas concepções filosóficas da comunidade acadêmica da instituição, uma vez que sua construção e conteúdo refletem o pensar e o agir da Instituição. Assim, espera-se o fortalecimento da unidade institucional do IFRS, a consolidação de tratamentos isonômicos aos estudantes ante a questões que lhes dizem respeito, bem como, a transparência normativa do Instituto a toda a sua comunidade.

Acesse a OD

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Rua General Osório, 348 | Bairro Centro | CEP: 95700-086 | Bento Gonçalves/RS

E-mail: gabinete@ifrs.edu.br | Dúvidas de Acessibilidade: acoes.inclusivas@ifrs.edu.br | Ouvidoria | Telefone: (54) 3449-3300