Ir para o conteúdo
Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Pesquise aqui
Início do conteúdo

IFRS recebe conceito 4 em processo de recredenciamento institucional

IFRS recebeu Conceito Institucional 4

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) recebeu Conceito Institucional (CI) 4, de uma escala que vai de 1 a 5, após passar pelo processo de Recredenciamento Institucional. O ato regulatório foi realizado entre os dias 13 e 15 de maio de 2015, através de visita in loco por uma comissão de três avaliadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que estiveram na Reitoria e no Câmpus Bento Gonçalves do Instituto.

Durante os três dias a comissão pode conhecer a estrutura física das duas unidades, analisar uma série de documentos como: currículo de docentes, Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC), Relatórios de Autoavaliação Institucional e do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e também uma série de reuniões com gestores, docentes, técnicos administrativos e discentes.

Para a Reitora do IFRS, Cláudia Schiedeck Soares de Souza o resultado positivo dessa avaliação vem ao encontro dos esforços institucionais em promover a qualidade do processo de ensino-aprendizagem. "Estamos radiantes com a avaliação realizada pelo Inep. O relatório demonstra que estamos no caminho certo. Para além da nota 4, que é excepcional para uma instituição recem criada e multicampi, podemos perceber na fala dos avaliadores que o IFRS já é uma grande instituição de ensino e tem reconhecida sua excelência pelos conceitos expressados por eles."

Entenda

O funcionamento de uma Instituição de Ensino Superior se dá a partir de atos administrativos e autorizativos: Credenciamento e Recredenciamento. O Credenciamento é condicionado à edição prévia de ato autorizativo pelo Ministério da Educação (MEC) e a partir desse, a Instituição pode oferecer Cursos de Nível Superior. O Recredenciamento (avaliação externa), ocorre ao final de cada ciclo avaliativo do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), sendo solicitado junto à Secretaria competente, conforme Decreto nº 5773/06.

 

A gestão do IFRs agradece a toda comunidade acadêmica pela mobilização e empenho neste processo, que mostrou todas as nossas potencialidades e trabalho desenvolvido a favor de uma educação pública, gratuita e de qualidade.

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Rua General Osório, 348 | Bairro Centro | CEP: 95700-086 | Bento Gonçalves/RS

E-mail: gabinete@ifrs.edu.br | Dúvidas de Acessibilidade: acoes.inclusivas@ifrs.edu.br | Ouvidoria | Telefone: (54) 3449-3300