Ir para o conteúdo
Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Pesquise aqui
Início do conteúdo

Conif e Enap assinam acordo para capacitação de servidores

Cláudia e Gleisson assinam adesão

O acesso de servidores públicos a cursos de desenvolvimento técnico e gerencial será ampliado. A oferta de capacitação é objeto de acordo de cooperação assinado no dia 9 de abril pelo presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Belchior Rocha, e o presidente da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), Gleisson Rubin, com adesão das instituições da Rede. A reitora do IFRS, Cláudia Schiedeck Soares de Souza, estava na reunião e o Instituto aderiu ao acordo.

O acordo, assinado durante a 51ª reunião ordinária do Conif, marca o lançamento do "Programa Enap em Rede - capacitando servidores", cujo objetivo é alcançar servidores públicos do Executivo Federal distribuídos no território nacional e, complementarmente, os servidores dos executivos estadual e municipal.

Até 2016, o programa prevê a oferta de 200 turmas e a capacitação de seis mil servidores em todo o Brasil. Para o presidente do Conif, a iniciativa contribuirá para otimizar a qualidade do serviço público, fazendo com que a sociedade seja melhor atendida. "As ações de formação e capacitação são muito significativas. Dessas turmas que serão formadas, poderão sair futuros gestores públicos", disse Belchior Rocha.

Gleisson Rubin ressaltou semelhanças entre a Enap e os Institutos Federais: ser uma instituição de ensino; ter, na matéria prima, o conhecimento; e ter, como propósito, servidores bem formados. "Nosso maior desafio é tornar a capacitação próxima daquele que necessita, criar as condições e prover os meios para que a ação formativa seja realizada não apenas nas capitais de cada estado, mas possa, se necessário for, dirigir-se às regiões mais interioranas do país", afirmou.

Os cursos presenciais serão sobre os seguintes temas: elaboração de editais para aquisições no setor público; elaboração de termos de referência e projetos básicos para contratação de bens e serviços; gestão e fiscalização de contratos administrativos; fundamentos da gestão da logística pública e teoria geral da licitação; gestão de materiais; elaboração de indicadores de desempenho institucional; elaboração de projetos; gestão da estratégia com o uso do balanced scorecard (BSC); gestão orçamentária e financeira e gestão do orçamento público.

 

Fotos: Ana Paula Fornari Benvegnu / Enap

Com informações da Assessoria de Comunicação da Enap

Galeria

Reunião de assinatura do acordo de cooperação

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Rua General Osório, 348 | Bairro Centro | CEP: 95700-086 | Bento Gonçalves/RS

E-mail: gabinete@ifrs.edu.br | Dúvidas de Acessibilidade: acoes.inclusivas@ifrs.edu.br | Ouvidoria | Telefone: (54) 3449-3300