Ir para o conteúdo
Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Pesquise aqui
Início do conteúdo

Instituto tem segundo mestrado profissional aprovado pela Capes

O natal é só dia 25, mas o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) recebeu o presente antecipadamente: a aprovação pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do seu segundo curso de mestrado. Trata-se do curso de mestrado profissional em Informática na Educação, que tem por objetivo qualificar profissionais para atuarem no campo interdisciplinar das tecnologias de informação e comunicação aplicadas à educação.

"Precisamos de professores, administradores escolares e profissionais de informática que sejam capazes levar as tecnologias do nosso tempo para dentro da sala de aula. Além do mais, precisamos que pesquisadores desenvolvam novas soluções para que o estado e o país não estejam de fora dessa revolução que o processo de ensino/aprendizagem está vivendo nos países mais desenvolvidos", diz o coordenador do curso, Marcelo Schmitt. "A aprovação deste segundo mestrado é mais uma excelente notícia e que vem coroar um ano repleto de conquistas e realizações para pesquisa e a pós-graduação no IFRS. Em nome de toda comunidade do Instituto, posso dizer que estamos felizes e orgulhosos. Parabéns ao grupo de trabalho que se dedicou à proposta e à equipe da Proppi", comemora o pró-reitor de pesquisa, pós-graduação e inovação, Júlio Xandro Heck.

Processo de seleção e aulas

A primeira seleção para o mestrado deve ser realizada durante o final do primeiro semestre de 2015. As aulas ocorrerão no período da tarde, três vezes por semana, no Câmpus Porto Alegre e vão contar com professores dos Câmpus Bento Gonçalves, Canoas e Porto Alegre, além de duas professoras colaboradoras da Ufrgs. A previsão é de que sejam ofertadas 20 vagas por ano. O curso, totalmente gratuito, possui duas áreas de concentração: tecnologias educacionais e educação na sociedade em rede. As duas linhas de pesquisa são tecnologia da informação Aplicada à Educação e Práxis Educativa na Sociedade Digital.

Marcelo relembra a época em que era diretor da antiga Escola Técnica da Ufrgs e, junto com o grupo decidiu fazer parte deste projeto de nova instituição, o IFRS. "Para mim é um momento de muita felicidade. São realizações como essa que dão a certeza da correta decisão. Estou convicto de que ao formarmos profissionais que unem educação e novas tecnologias contribuiremos para aumentar a qualidade da educação do país. Posso dizer que estou emocionado ao ver o trabalho dar um fruto tão lindo entre tantos outros", alegra-se.

Mestrado em Tecnologia e Engenharia de Materiais

No final do mês de novembro, o IFRS teve seu primeiro mestrado profissional aprovado: Tecnologia e Engenharia de Materiais. As aulas serão concentradas nas sextas-feiras e nos sábados e ofertadas conjuntamente em três Câmpus: Caxias do Sul, Farroupilha e Feliz. A primeira seleção deve ocorrer no segundo semestre de 2015.

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Rua General Osório, 348 | Bairro Centro | CEP: 95700-086 | Bento Gonçalves/RS

E-mail: gabinete@ifrs.edu.br | Dúvidas de Acessibilidade: acoes.inclusivas@ifrs.edu.br | Ouvidoria | Telefone: (54) 3449-3300