Ir para o conteúdo
Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Pesquise aqui
Início do conteúdo

Dezenove servidores do IFRS são contemplados com recursos em projetos de inovação tecnológica

Dezenove, de um total de 60 projetos submetidos por servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), com foco no desenvolvimento tecnológico, inovação e formação de recursos humanos, foram selecionados pelo governo federal para receber financiamento a partir da Chamada Pública nº 17/2014 (Apoio a Projetos Cooperativos de Pesquisa Aplicada e de Extensão Tecnológica), realizada pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC), em conjunto com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Os servidores do IFRS que tiveram seus projetos aprovados foram:

Linha 1: PD&I - projetos cooperados entre Institutos Federais e Instituições Parceiras Demandantes, com foco em pesquisa aplicada, desenvolvimento e inovação (PD&I), visando à solução de problemas reais do setor produtivo.

Edson Luiz Francisquetti - Câmpus Farroupilha

Erik Schüler - Câmpus Farroupilha

Juliano Dalcin Martins - Câmpus Ibirubá

Rudinei Fiorio - Câmpus Caxias do Sul

Rodrigo Otávio Câmara Monteiro - Câmpus Bento Gonçalves

Linha 2: Extensão Tecnológica - projetos cooperados entre Institutos Federais e Instituições Parceiras Demandantes, visando à promoção da melhoria contínua e o aumento da competitividade das Empresas, Associações ou Cooperativas, desenvolvendo ações de diagnóstico, transferência de tecnologia, serviços tecnológicos, propriedade intelectual e prospecção de oportunidades tecnológicas para Inovação nos Arranjos Produtivos Sociais e Culturais Locais.

Alexandre José Bühler - Câmpus Farroupilha

Cibele Schwanke - Câmpus Porto Alegre

Daniela Sanfelice - Câmpus Restinga

Lucas Navarini - Câmpus Ibirubá

Viviani Rios Kwecko - Câmpus Rio Grande

Linha 3: Torneio de Educação Profissional - projetos que visem à preparação de alunos dos Institutos Federais para participação em competições de conhecimentos e competências técnicas de abrangências regional, nacional e internacional, tais como Olimpíadas do Conhecimento, OBAP, Worldskills, por meio de ações de difusão tecnológica, nucleação de grupos de estudantes e respectivos supervisores.

Sérgio Wortmann - Câmpus Farroupilha

Tiago Rios da Rocha - Câmpus Ibirubá

Linha 4: Soluções Tecnológicas - projetos cooperados elaborados e executados por professores com o envolvimento obrigatório de alunos de cursos técnicos com foco na solução de problemas reais, com natureza institucional, empresarial ou comunitária, por meio do desenvolvimento e aplicação de novos dispositivos, instrumentos, ferramentas, produtos ou processos de impacto econômico ou social, podendo haver cooperação com Instituições Parceiras Demandantes.

Evandro Ficagna - Câmpus Bento Gonçalves

Júlia Marques Carvalho da Silva - Câmpus Bento Gonçalves

Patricia Nogueira Hubler - Câmpus Canoas

Rafael Corrêa - Câmpus Farroupilha

Raquel Teresinha Czamanski - Câmpus Bento Gonçalves

Silvia de Castro Bertagnolli - Câmpus Canoas

Simone Bertazzo Rossato - Câmpus Bento Gonçalves

O governo federal vai investir R$ 40 milhões para o financiamento de 472 projetos. Foram mais de 1.500 propostas de trabalho enviadas por professores e técnicos administrativos de toda a rede.

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Rua General Osório, 348 | Bairro Centro | CEP: 95700-086 | Bento Gonçalves/RS

E-mail: gabinete@ifrs.edu.br | Dúvidas de Acessibilidade: acoes.inclusivas@ifrs.edu.br | Ouvidoria | Telefone: (54) 3449-3300