Ir para o conteúdo
Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Pesquise aqui
Início do conteúdo

Três professores do IFRS são selecionados para fazer capacitação na Finlândia

Três professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), de um total de 35, tiveram suas propostas aprovadas em chamada pública para capacitação em universidades de ciências aplicadas na Finlândia. São eles: Fabrício Sobrosa Affeldt (Câmpus Porto Alegre), Juliano Cantarelli Toniolo (Câmpus Caxias) e Diego Eduardo Lieban (Câmpus Bento Gonçalves).

Com a proposta "Tecnologias Educacionais - Desenvolvimento e Utilização de Objetos de Aprendizagem em um Laboratório Educacional de Gestão (LEG)", Fabrício diz que a Finlândia é um dos países que possuem os melhores sistemas educacionais no mundo, estando frequentemente no topo dos índices educacionais. A etapa de estudos do professor na Finlândia será no período de fevereiro a junho de 2015. "No ensino médio, estima-se que mais de 40% dos alunos optem pela modalidade integrada à educação profissional. Assim como possui um elevado nível educacional, possui um excelente nível de formação dos docentes. Espero poder aprofundar os estudos sobre Project Based Learning, um modelo de ensino e aprendizagem que centraliza o processo de ensino nos estudantes e possibilita a construção aprofundada dos conhecimentos. Também quero conhecer com mais detalhes o sistema educacional finlandês, com as suas especificidades, vantagens e problemas. Por fim, outra expectativa é estabelecer parcerias com instituições educacionais e empresas, para quem sabe, fortalecer a internacionalização do IFRS, um dos objetivos do novo PDI". A iniciativa integra o programa Professores para o Futuro da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Capacitação

Os professores selecionados passarão por um período de cinco meses de capacitação profissional nas universidades Hamk, Haaga-Helia e Tamk. Com duração máxima de 12 meses para execução, os projetos estão voltados para o desenvolvimento local em ações de pesquisa aplicada a partir do modelo finlandês de educação profissional. Após o período na Finlândia, os docentes retomarão o projeto no Brasil.

O financiamento das propostas selecionadas ocorrerá com a concessão de bolsas de desenvolvimento tecnológico e inovação no exterior júnior ? uma bolsa por projeto pelo período de cinco meses. As propostas aprovadas receberão também recursos de 9,6 mil euros (R$ 30,6 mil em cotação de 5/12/14) para despesas com taxas escolares. Outras despesas serão de responsabilidade do autor ou da instituição de execução do projeto, como contrapartida.

Com informações da Assessoria de Imprensa do Núcleo Estruturante da Política de Inovação da Setec

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Rua General Osório, 348 | Bairro Centro | CEP: 95700-086 | Bento Gonçalves/RS

E-mail: gabinete@ifrs.edu.br | Dúvidas de Acessibilidade: acoes.inclusivas@ifrs.edu.br | Ouvidoria | Telefone: (54) 3449-3300