Ir para o conteúdo
Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Pesquise aqui
Início do conteúdo

Seminário nacional sobre educação e Paulo Freire ocorre sexta e sábado

Seminário Nacional Diálogos com Paulo Freire

Bento Gonçalves sediará nesta sexta-feira e no sábado, 5 e 6 de dezembro de 2014, o VIII Seminário Nacional Diálogos com Paulo Freire. O evento reunirá mais de 350 professores e estudantes de graduação e pós-graduação, bem como militantes dos direitos humanos, para refletir sobre a contribuição do pensamento do patrono da educação brasileira na constituição "de uma, ou várias, pedagogia(s) dos direitos humanos". Ocorrerá no Câmpus Bento Gonçalves do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS).

A abertura será às 9h de sexta-feira. Logo após, haverá palestra com a doutora em educação e professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) Jaqueline Moll, ex-diretora de orientações curriculares para a educação básica do Ministério da Educação (MEC). A palestra terá como tema "Da Pedagogia do Oprimido rumo a uma Pedagogia dos Direitos Humanos".

No sábado, o destaque fica com o "Diálogo ? Educação em Direitos Humanos, Justiça Ambiental e Cultura de Paz", a partir das 13h30min. Participarão Giancarla Brunetto, da Liga de Direitos Humanos da Ufrgs; Paulo César Cabornari, da Comissão de Direitos Humanos de Passo Fundo; Carlos Machado, da Universidade Federal do Rio Grande (Furg) e do Observatório de Conflitos Socioambientais e Urbanos do Extremo Sul; e Délcio Cruz Júnior, da Central Judicial de Pacificação Restaurativa e da Secretaria Municipal de Educação de Caxias do Sul; com a coordenação de Thiago Ingrassia, da Universidade Federal da Fronteira Sul.

Nos dois dias, serão apresentados 211 trabalhos ligados à temática do evento, a partir de rodas de conversas, permitindo que os autores exponham suas ideias e interajam com autores de outros trabalhos. Ao final do seminário, será elaborada uma carta com sugestões para que instituições de ensino e movimentos sociais difundam a educação em direitos humanos.

O evento tem a coordenação geral da Pró-reitoria de Ensino do IFRS. Esta edição vai homenagear o educador Nilton Bueno Fischer, professor do Programa de Pós-graduação em Educação da Ufrgs, falecido há cinco anos. Ele desenvolveu ações de educação popular com recicladores da periferia urbana de Porto Alegre. Organizou e foi autor de capítulos de livros, além de ter colaborado como consultor de diferentes instituições ligadas à educação.

Saiba mais no site do evento.

Educação em Direitos Humanos (EDH) - é a que educa para a tolerância, a valorização da dignidade e da ética universal do ser humano. Está voltada para a mudança e a participação cidadã, busca incentivar valores, para atingir mentes e corações, não sendo meramente transmissora de conhecimentos.

Paulo Freire (1921 ? 1997) - é patrono da educação brasileira. Foi educador, pedagogista e filósofo e defendeu que cada educando criasse o caminho de sua educação, dialogando com a sua realidade. Destacou-se por seu trabalho na área da educação popular, voltada tanto para a escolarização como para a formação da consciência política.

Programação:

05/12/2014 - Sexta-Feira

8h - Recepção e Credenciamento

9h - Abertura

Atividade cultural

Homenagem ao Prof. Nilton Bueno Fischer (in memorian)

10h - Palestra - Da Pedagogia do Oprimido rumo a uma Pedagogia dos Direitos Humanos Prof.a Jaqueline Moll (UFRGS)

Coordenação - Prof. Amilton de Moura Figueiredo (Pró-reitor de Ensino do IFRS)

12h - Intervalo

14h - Rodas de conversa (Apresentação de Trabalhos e produção de síntese)

17h30min - Lançamento de livros, autógrafos e conversas com autores

06/12/2014 ? Sábado

8h30min - Apresentação das sínteses dos grupos de trabalho

Participantes: relatores dos grupos / Coordenação: Vinícius Lima Lousada (IFRS), Gomercindo Ghiggi (UFPEL) Celso Heinz (UFSM), Vilmar Pereira

10h às 10h20min - Intervalo

10h20min - Problematização da síntese

12h - Intervalo

13h30min - Diálogo - Educação em Direitos Humanos, Justiça Ambiental e Cultura de Paz, com Giancarla Brunetto (Liga de Direitos Humanos - UFRGS); Prof. Paulo César Cabornari (Comissão de Direitos Humanos - Passo Fundo); Prof. Carlos Machado (PPGEA-FURG/Observatório de Conflitos Socioambientais e Urbanos do Extremo Sul); Prof. Délcio Cruz Júnior (Central Judicial de Pacificação Restaurativa - CEJUSC/ Caxias do Sul e SMED) e coordenação: Thiago Ingrassia (UFFS)

16h às 17h30min - Plenária de encerramento, coordenação: Vinícius Lima Lousada (IFRS)

 

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Rua General Osório, 348 | Bairro Centro | CEP: 95700-086 | Bento Gonçalves/RS

E-mail: gabinete@ifrs.edu.br | Dúvidas de Acessibilidade: acoes.inclusivas@ifrs.edu.br | Ouvidoria | Telefone: (54) 3449-3300