Ir para o conteúdo
Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Pesquise aqui
Início do conteúdo

IFRS tem primeiro mestrado aprovado pela Capes

Mestrado em Tecnologia e Engenharia de Materiais

As regiões da Serra e Vale do Caí terão uma opção de curso de mestrado profissional gratuito: Tecnologia e Engenharia de Materiais. O curso foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e será o primeiro mestrado oferecido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS).

A área de concentração será Tecnologia e Engenharia de Materiais e as linhas de pesquisas: Desenvolvimento de Materiais de Engenharia e Tecnologia da Transformação de Materiais. As aulas serão concentradas nas sextas-feiras e nos sábados e ofertadas conjuntamente em três câmpus do IFRS: Caxias do Sul, Farroupilha e Feliz. A previsão é para 15 vagas.

"Trata-se de um momento histórico para o IFRS, pois nosso primeiro mestrado está aprovado pela Capes e autorizado a funcionar", destaca o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Júlio Xandro Heck. "Esta aprovação é um marco na curta história institucional do Instituto. A partir de agora, fazemos parte do grupo de instituições que possuem programa de pós-graduação stricto sensu. Aproveito para parabenizar o incansável grupo de trabalho que elaborou a proposta e toda a equipe da Pró-reitoria."

Agora, tem início o planejamento para a implantação do curso e a seleção de ingresso, explica Rudinei Fiorio, presidente da Comissão Intercâmpus para Elaboração do Mestrado Profissional em Tecnologia e Engenharia de Materiais do IFRS. Segundo ele, a expectativa é realizar a primeira seleção no segundo semestre de 2015.

Um dos instrumentos que embasou a proposta do mestrado foi um estudo de demanda realizado por meio de um questionário aplicado pela internet, com a participação de 260 profissionais, atuantes principalmente nos segmentos metal-mecânico; de implementos rodoviários e ônibus, máquinas e implementos agrícolas; de máquinas e equipamentos; e de plástico e borracha. Dos respondentes, 99% consideraram muito importante ou importante a oferta do curso.

 

Objetivos do curso:

Entre os objetivos do curso de mestrado Tecnologia e Engenharia de Materiais está a formação de profissionais capazes de desenvolver e difundir o conhecimento científico e tecnológico voltado para a indústria de materiais, otimizando processos e produtos de alto desempenho, sobretudo no planejamento e no processo de execução da pesquisa e desenvolvimento nesta área do conhecimento. Também vai preparar profissionais para agregar competitividade e aumentar a produtividade em empresas, organizações públicas e privadas e formar profissionais aptos para propor novos materiais e processos com melhor desempenho e durabilidade, considerando seus respectivos impactos ambientais.

 

Linhas de pesquisa:

Desenvolvimento de Materiais de Engenharia - propõe o estudo de novos materiais, novas aplicações ou melhoria para materiais conhecidos, com o objetivo de aperfeiçoar o desempenho dos materiais, considerando seus impactos ambientais e viabilidade tecnológica.

Tecnologia da Transformação de Materiais - visa estudar o processo produtivo de materiais, desde as matérias-primas até o produto final. Esta linha de pesquisa estuda avanços na transformação de materiais, buscando aumento da eficiência produtiva e desenvolvimento de processos inovadores, visando a uma produção sustentável.

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Rua General Osório, 348 | Bairro Centro | CEP: 95700-086 | Bento Gonçalves/RS

E-mail: gabinete@ifrs.edu.br | Dúvidas de Acessibilidade: acoes.inclusivas@ifrs.edu.br | Ouvidoria | Telefone: (54) 3449-3300