Ir para o conteúdo
Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Pesquise aqui
Início do conteúdo

IFRS forma detentas em curso de maquiagem

Formandas recebem certificados do curso

O Câmpus Alvorada do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) realizou, no dia 19 de novembro, a formatura de 18 detentas no curso de Maquiagem do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). A formação profissional ocorreu na Penitenciária Feminina Madre Pelletier, em Porto Alegre, em uma parceria com a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe). Compuseram a mesa de honra: o diretor-geral do Câmpus Alvorada (IFRS), Fábio Marçal; a diretora da Penitenciária Feminina Madre Pelletier (PFMP), Marilia dos Santos Simões; a chefe da Divisão de Estabelecimentos Femininos da Susepe, Cristina Santos da Silveira Lima; a representante da pastoral Carcerária, Iraci Lurdes dos Santos; e a professora do curso, Aline Guilhão.

O diretor-geral do Câmpus Alvorada, durante sua fala, ressaltou que a realização do curso é resultado de um esforço coletivo entre o Instituto Federal, Susepe, e equipe de bolsistas do Pronatec. Além disso, falou sobre oportunidades e profissionalização. "É um aprendizado muito rico trabalhar com vocês (alunas). Após a profissionalização, vocês olham, enxergam e vivem um mundo diferente. Para que vocês andem de cabeça erguida, sabendo que as oportunidades a gente constrói. Assim, conseguimos abrir portas, pois o futuro pertence a cada um", salientou.

Para a diretora da PFMP todas as alunas são vencedoras. "Parabéns por aceitarem o desafio de se profissionalizar, aprender e almejar utilizar seus conhecimentos quando saírem em liberdade em busca de um trabalho digno".

Durante o juramento, a turma foi conduzida pela aluna Taiane Oliveira. Elas prometeram ser um exemplo de determinação "para que todos acreditem que as oportunidades existem e que sempre é possível mudar".

Em discurso, a oradora da turma, Eliana da Silva agradeceu pelos debates, discussões, e pela técnica e aperfeiçoamento. Ela também agradeceu ao que chamou de "qualificação da vaidade feminina". "O curso nos mostrou o quanto é importante olharmos no espelho e nos acharmos lindas. Estamos orgulhosas, pois hoje somos formandas e profissionais da maquiagem", afirmou.

A segunda oradora da turma, Letícia Moreira leu um poema sobre amizade. "Ser amigo não é coisa de um dia. São atos, palavras e atitudes que se solidificam com o tempo e não se apagam, mas que ficam para sempre como tudo que é feito de coração".

O professor homenageado, Marco Franckowiak discursou após receber uma lembrança das mãos da oradora Eliane. Ele agradeceu a oportunidade. "Vocês estão escrevendo uma história nova, estão plenas de possibilidades e nos orgulham muito do trabalho que fizeram".

Na formatura, conduzida pela paraninfa e professora de Maquiagem Artística, Suzzy B (Rafael Silva), cada aluna pode receber a visita de um acompanhante ou convidar uma apenada para ficar na plateia. Também participaram da formatura o diretor de Ensino do Câmpus Alvorada, Guilherme Brandt; a professora de Orientação Profissional e Cidadania, Tainara Fernandes Machado; a professora de Saúde, Corpo e Vigilância Sanitária, Aline de Oliveira; o orientador do curso, Leonardo Cunha e agentes penitenciários.

 

Saiba mais sobre o curso

O curso, com início no dia 11 de agosto de 2014, teve carga horária total de 160 horas, e ocorreu de segundas a sextas-feiras, das 18h30 às 21h30. Para as aulas práticas do curso, foram utilizadas maquiagens recebidas através da doação da Receita Federal ao Instituto Federal (IFRS), em 2013. Foram doadas mais de duas centenas de kits variados de maquiagem, com batons, sombras, pó compacto, lápis para olhos, entre outros.

 

Veja mais em: http://expansao.ifrs.edu.br/

 

Texto e fotos: Alessandra Nevado

Galeria

Equipe de profissionais do curso Diretor-geral do Câmpus Alvorada, Fábio Marçal

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Rua General Osório, 348 | Bairro Centro | CEP: 95700-086 | Bento Gonçalves/RS

E-mail: gabinete@ifrs.edu.br | Dúvidas de Acessibilidade: acoes.inclusivas@ifrs.edu.br | Ouvidoria | Telefone: (54) 3449-3300