Ir para o conteúdo
Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Pesquise aqui
Início do conteúdo

Dirigentes da rede federal de ensino em Porto Alegre

Reditec será realizada de 10 a 13 de novembro de 2014

Começa nesta segunda-feira, 10 de novembro de 2014, na capital gaúcha, a 38ª edição da Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec). A solenidade de abertura ocorre às 19h, no Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael, e será seguida de palestra do economista Márcio Pochmann sobre a importância da formação profissional frente à nova economia.

Cerca de 700 reitores, pró-reitores e diretores das unidades que compõem a rede federal participam de apresentações de trabalhos, palestras e mesas voltadas à discussão sobre as políticas de pesquisa, ensino, gestão e extensão empregadas na educação profissional e tecnológica brasileira.

O encontro anual é promovido pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e este ano será, pela primeira vez, organizado em conjunto por três institutos: Farroupilha (IFFarroupilha), do Rio Grande do Sul (IFRS) e Sul-rio-grandense (IFSul).

A reitora do IFRS, Cláudia Schiedeck Soares de Souza, conta que os três institutos vêm trabalhando há um ano, de forma conjunta, na organização do evento. "Tudo foi planejado e realizado colaborativamente. Esse é um grande diferencial: além da parceria entre os três IFs, temos técnico-administrativos, professores e alunos envolvidos uma série de eventos paralelos", avalia Cláudia.

Segundo a reitora do IFFarroupilha, Carla Comerlato Jardim, a programação é voltada à promoção de "uma efetiva integração entre todos os dirigentes da rede federal, para que possamos todos nos qualificar enquanto gestores e profissionais". O encontro ocorre até quinta-feira, 13 de novembro, no Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael.

A edição deste ano contará ainda com uma programação paralela no Câmpus Porto Alegre do IFRS, voltada à apresentação da produção dos estudantes dos Institutos Federais. Através da Rede de Expressão, serão apresentados 42 trabalhos que representam a produção científica, tecnológica e de inovação dos estudantes. "Através da Rede de Expressão, vamos mostrar um pouco da produção dos alunos. E esse é o espírito da Reditec: socializar ações desenvolvidas ao longo do ano nos Institutos", avalia o reitor do IFSul, Marcelo Bender Machado.

Nesta mesma linha, integram a programação paralela de Reditec a III Competição Brasileira de Robótica Educacional (Cobre), iniciativa que estimula o aprendizado de robótica através da montagem e da promoção de diversas modalidades de competição entre os robôs. A programação no Câmpus Porto Alegre contará ainda com a Oficina de Inovação em Saúde, através da qual alunos dos cursos técnicos de diversos institutos federais brasileiros buscarão soluções para problemas da área da saúde.

Texto: Comissão de Comunicação da 38ª Reditec

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Rua General Osório, 348 | Bairro Centro | CEP: 95700-086 | Bento Gonçalves/RS

E-mail: gabinete@ifrs.edu.br | Dúvidas de Acessibilidade: acoes.inclusivas@ifrs.edu.br | Ouvidoria | Telefone: (54) 3449-3300