Ir para o conteúdo
Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Pesquise aqui
Início do conteúdo

IFRS passa a contar com Comitê de Ética em Pesquisa

Primeira reunião oficial do CEP

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) é um dos dez Institutos Federais do país com Comitê de Ética em Pesquisa envolvendo Seres Humanos (CEP) aprovado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) do Conselho Nacional de Saúde, entre os 38 IFs existentes. O registro no órgão ocorreu neste mês de outubro, após a solicitação feita à Conep no mês de junho. O CEP representa um imenso ganho para a pesquisa no Instituto, uma vez que imprime maior autonomia e agilidade ao IFRS na condução da avaliação de projetos de pesquisas que envolvem seres humanos.

O Comitê é um órgão colegiado que visa zelar pela ética, integridade e dignidade de seres humanos envolvidos em projetos de pesquisa. Com a aprovação, poderá receber e avaliar projetos submetidos e cadastrados na Plataforma Brasil, que é um sistema eletrônico criado pelo Governo Federal para sistematizar o recebimento dos projetos de pesquisa que envolvam seres humanos de todo o país.

Entre as funções do CEP estão: deliberar sobre projetos de pesquisa que envolvam seres humanos e acompanhar o seu desenvolvimento, buscando orientar, educar e conscientizar os pesquisadores em relação à ética, à legislação e à normatização vigentes; receber denúncias de possíveis abusos ou notificações sobre fatos que possam alterar o curso normal da pesquisa, decidindo pela sua continuidade, suspensão, ou modificação, se necessário; e requerer a instauração de sindicância em casos de denúncias de irregularidades, manter comunicação regular e permanente com a Conep.

Análise dos projetos

Entre os meses de novembro de 2014 e fevereiro de 2015, os membros do CEP organizarão os fluxos e processos para análise dos projetos de pesquisa que envolvem seres humanos no IFRS. A partir dessa organização, os pesquisadores poderão encaminhar, por meio da Plataforma Brasil, os projetos de pesquisa para avaliação pelo CEP.

Essa definição ocorreu durante a primeira reunião oficial do comitê, no dia 5 de novembro, no Câmpus Porto Alegre. O encontro contou com a presença da pró-reitora adjunta de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação, Clarice Monteiro Escott, que abriu a reunião agradecendo aos membros do CEP, em nome do pró-reitor Julio Xandro Heck, pelo excelente trabalho realizado pelo grupo, o que possibilitou que o IFRS figurasse entre os dez IFs que possuem o CEP registrado.

A coordenadora do CEP do IFRS, Fernanda Arboite de Oliveira, do Câmpus Osório, realizou o resgate histórico da constituição do comitê e, em seguida, passou a coordenação dos trabalhos ao professor Marcos Daniel Schmidt de Aguiar, do mesmo câmpus, que assumiu a coordenação.

Mais informações pelo e-mail cepes@ifrs.edu.br ou telefone (54) 3449-3358, com a secretária do CEP, Lisiane Delai, da Proppi, ou no site do Comitê.

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Rua General Osório, 348 | Bairro Centro | CEP: 95700-086 | Bento Gonçalves/RS

E-mail: gabinete@ifrs.edu.br | Dúvidas de Acessibilidade: acoes.inclusivas@ifrs.edu.br | Ouvidoria | Telefone: (54) 3449-3300