Ir para o conteúdo
Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Pesquise aqui
Início do conteúdo

Abertura da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia no Rio Grande do Sul

A cerimônia de abertura do Sict, Semex e Semept ocorreu na tarde de 13 de outubro e marcou também a abertura da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia (SNC&T) no Rio Grande do Sul. A atividade teve a presença da reitora do IFRS, Claudia Schiedeck Soares de Souza, do secretário estadual de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Cleber Cristiano Prodanov, e de outras autoridades da área.

"É um orgulho abrirmos a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Estado e isso representa a importância que os institutos têm para as políticas de ciência e tecnologia", salientou Cláudia, agradecendo às equipes que trabalharam para concretizar os eventos e os alunos participantes. "Esperamos que vocês, estudantes, saiam daqui com a mesma sensação que nós: estamos construindo um futuro melhor para a educação profissional deste país."

O secretário Prodanov destacou que as instituições de ensino passaram a viver também a inovação - além de ensino, pesquisa e extensão - e, dessa forma, conectam-se com as necessidades das pessoas e das sociedades em transformação. "Ver o 'burburinho' dos jovens descendo dos ônibus para estes eventos e com sede de conhecimento dá energia e força para todos nós que participamos deste processo", disse.

Durante a abertura, os pró-reitores de Ensino, Amilton de Moura Figueiredo; de Extensão, Viviane Silva Ramos; e de Pesquisa e Inovação, Júlio Xandro Heck, também deram as boas-vindas aos participantes e agradeceram as equipes de trabalho.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) tem o objetivo de democratizar o acesso ao conhecimento científico e aproximar a população da ciência e da tecnologia, promovendo e estimulando atividades de educação científica em todo o país.

Mais destaques do primeiro dia

Por que estudamos? Qual o papel dos Institutos Federais enquanto espaço de formação? O que tem a ver a escola e as empresas? Provocando reflexões como essas, o professor Vilmar Alves Pereira, da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), ministrou a palestra: "Ensino, Pesquisa e Extensão: produção do conhecimento e a formação integral no contexto da Educação Profissional, Científica e Tecnológica", na tarde do dia 13. Ele defendeu a formação integral dos estudantes, rompendo com o conhecimento fragmentado, e salientou que a cultura geral deve permear a educação.

Também no dia 13, foi realizada uma ação de divulgação das revistas científicas #Tear e Scientia Tec; o lançamento de livros da série Tekne IFRS/Grupo A: "Marketing aplicado"; "Biotecnologia", "Redes de computadores III" e "Desenvolvimento de software II".

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Rua General Osório, 348 | Bairro Centro | CEP: 95700-086 | Bento Gonçalves/RS

E-mail: gabinete@ifrs.edu.br | Dúvidas de Acessibilidade: acoes.inclusivas@ifrs.edu.br | Ouvidoria | Telefone: (54) 3449-3300